Trabalhou em 2021? Governo define data para pagamento do PIS-PASEP; confira
O Governo Federal já bateu o martelo em relação ao pagamento do PIS-PASEP para quem trabalhou em 2021. A mudança no calendário ocorreu com o adiamento dos pagamentos em 2020, por causa da pandemia. Neste ano, por exemplo, o governo pagou para quem trabalhou em 2020 e não em 2021 como normalmente ocorre.
Dessa forma, trabalhadores que atuam no setor privado e público e atendem a uma série de requisitos, poderão sacar até um salário mínimo no ano de 2023, conforme informou o Ministério da Economia.
Apesar de já ter definido o ano, os meses de liberação ainda serão estabelecidos e divulgados posteriormente pelo governo. Normalmente, o calendário é feito com base no mês de aniversário dos beneficiários a partir do 2º semestre e se estende até o início do ano seguinte.
Porém, em 2022, por exemplo, os pagamentos foram feitos nos primeiros meses do ano e concluídos ainda no 1º semestre. A intenção do governo foi injetar dinheiro rapidamente na economia para amenizar os efeitos da crise econômica.
Quem tem direito ao PIS-PASEP de 2021?
Os trabalhadores que exerceram atividade no ano de 2021 são os que podem receber até um salário mínimo – conforme o número de meses trabalhados -. Além disso, é necessário ter cumprido pelo menos 30 dias de trabalho no ano de referência. A quantidade de meses trabalhados determina o valor a ser recebido de abono.
Dessa forma, terão direito ao PIS-PASEP apenas quem se encaixa nos seguintes critérios:
- Receberam até dois salários mínimos em 2021;
- Estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Exerceram alguma atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, em 2021;
- Possuem os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Como consultar o abono salarial?
Para saber se terá direito ao PIS-PASEP, basta consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br, pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.
Além disso, há possibilidade de realizar consulta ao canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência, bem como das unidades presenciais da pasta.
Pela Carteira de Trabalho Digital, é necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Depois, basta acessar a aba ‘benefícios’ e ‘abono salarial’ em seguida. Assim, será possível visualizar valor, dia e banco para recebimento.