Sete das 10 cidades mais quentes do país são de MS e Inmet põe Estado em perigo extremo para calor
Mato Grosso do Sul predominou o ranking nacional de cidades mais quentes, no último sábado (11). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), sete das dez maiores temperaturas foram registradas no Estado.
Porto Murtinho, município distante a 438 km de Campo Grande, divide o primeiro lugar com Aragarças (GO), com máxima de 42.3ºC registrado no sábado (11).
Coxim fica em segundo lugar, com 41.9ºC, e Três Lagoas na terceira posição com 41.6ºC. Confira as demais cidades de MS no top 10:
- 5º Lugar – Bataguassu: 41.1ºC;
- 6º Lugar – Corumbá – 41.1ºC
- 7º Lugar – Miranda – 41.0ºC;
- 9º Lugar – Aquidauana – 40.8ºC.
MS tem alertas para onda de calor e baixa umidade
Todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Inmet para onda de calor e baixa umidade do ar. O Estado está sob quatro avisos meteorológicos.
O aviso mais grave é o que indica “grande perigo”, na cor vermelha, para uma onda de calor que deve predominar em 68 municípios, incluindo Campo Grande, até o fim de quarta-feira (15). O alerta aponta risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.
Em algumas cidades, a umidade do ar pode variar entre 20% a 12%, enquanto o recomendável pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é um índice entre 60% a 50%.
A orientação é que as pessoas bebam água e evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes.
Com informações do Midiamax