Secretaria de Saúde confirma 3 casos suspeitos da nova variante do coronavírus em MS

 

O secretário estadual de saúde, , confirmou que  registrou três casos suspeitos da nova variante do coronavírus (Covid-19). As amostras dos pacientes estão sob análise do IAL (Instituto Adolfo Lutz) em São Paulo.

“Tem investigação sim. Estamos seguindo as normativas do , mas até agora ainda não recebemos a confirmação”, explica Resende. Um laboratório em São Paulo faz a análise das amostras de MS. “Todas que tiverem alguma suspeita são encaminhadas para lá”, pontuou.

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que as três amostras foram enviadas para sequenciamento e seguem em análise no laboratório de referência nacional. “Quando há algum caso suspeito com histórico de viagem a locais com circulação da nova variante ou casos com clínica e evolução diferenciadas, a área técnica e CIEVS estadual acionam o Lacen para envio de tais amostras para a referência”, pontuou o órgão.

Então, o  informa que a mutação do coronavírus atinge, além de Amazonas e São Paulo, os estados de Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Santa Catarina. E, segundo autoridades de saúde locais, há registros na Bahia e houve um episódio autóctone registrado no .

Essa mutação, chamada de P.1., foi identificada primeiro em Manaus. É mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal. Em São Paulo, estado vizinho de MS, já são 25 casos confirmados da variante brasileira.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), três variantes do coronavírus estão se espalhando rapidamente por todo o mundo: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e P.1. (brasileira).

Fonte: Midiamax

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *