Roda de Conversa reuniu prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos de 17 municípios em Amambai
Vilson Nascimento
Uma reunião com a participação de prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos reuniu 17 municípios na quarta-feira, dia 23 de outubro, em Amambai.
A reunião, denominada “Roda de Conversa de Prefeito para Prefeito”, foi idealizada e promovida pelo prefeito eleito na eleição do último dia 6 de outubro, em Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa (MDB), e contou com a participação de representantes dos 13 municípios que compõe o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), de quatro dos cinco municípios que compõem o Consórcio Sul-Fronteira, além do município de Itaporã, que participou como convidado.
Por parte do Conisul, Amambai, que faz parte dos dois consócios, foi representada pelo prefeito eleito Sérgio Barbosa, que estava acompanhado de seu vice, Jaime Vizzoto (PP), Coronel Sapucaia foi representada pela vereadora e prefeita eleita Niágara Kraievski (PP), que estava acompanhada de seu vice-prefeito, o também vereador Carlos Magno Fernandes, o “Carlão”, Paranhos foi representado pelo seu prefeito eleito, Heliomar Klabunde (MDB), Sete Quedas pelo prefeito eleito Erlon Daneluz (PSDB), Tacuru pelo prefeito reeleito Rogério Torquetti (PSDB), que inclusive é candidato a presidência do Conisul em 2025, e Iguatemi pelo também prefeito reeleito Dr. Lídio Ledesma (PSDB).
Ainda por parte do Conisul, o município de Japorã foi representado pelo seu prefeito eleito Victor da Cunha Rosa, o “Malaquias” (PSDB), que estava acompanhado pela sua vice-prefeita Ana Cristina Teodoro de Oliveira, a “Aninha”, também do PSDB, e a prefeita eleita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade (PSDB), que inclusive é a atual vice-prefeita do município, foi representada na reunião, em Amambai, pelo seu vice-prefeito eleito, Evaldo Carlos de Souza, do PSD.
O município de Eldorado foi representado pela sua prefeita eleita Fabiana Maria Lorenci (PP). Fabiana, que é a atual vice-prefeita de Eldorado, estava acompanhada pela sua vice-prefeita eleita, Simoni Palonis da Silva, que também é do PP.
Itaquiraí foi representado pelo seu prefeito reeleito, Talles Tomazelli (PSDB), que inclusive está colocando seu nome à disposição para disputar, em 2025, a presidência da Assomasul, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul.
O prefeito eleito de Naviraí, Rodrigo Sacuno (PL), foi representado na reunião pelo seu coordenador da equipe de transição de gestão, o ex-vereador, em Amambai, Luiz Henrique de Almeida Bruno, o prefeito de Juti, Gilson Cruz (PSDB), foi representado pelo seu vice-prefeito eleito, Elicio Rocha, o “Mano” (PSD), que inclusive é vereador no município, e Caarapó foi representada pela sua prefeita eleita, Maria Lurdes Portugal, a “Professora Lurdes” (PL), que estava acompanhada pela sua vice-prefeita eleita, Jéssica Valério.
Por parte do Consórcio Sul-Fronteira, além de Amambai, representada pelo anfitrião, prefeito eleito Sérgio Barbosa, Aral Moreira foi representada pela prefeita eleita Elaine Aparecida Soligo, a “Dra. Elaine”, do MDB, Laguna Carapã foi representada pelo prefeito eleito, Itamar Bilibio (MDB) e Antônio João foi representada pelo prefeito reeleito Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o “Marcelo Pé”, do PSDB.
Ponta Porã, que também faz parte do Consórcio Sul-Fronteira, não enviou representante para a reunião, já o município de Itaporã, que participou como convidado, foi representado pelo seu prefeito eleito Tiago Carbonaro, do Partido Progressista.
Debates e orientações
Durante o evento, que aconteceu na sede da ACIA, a Associação Comercial e Empresarial de Amambai, os prefeitos e vice-prefeitos eleitos no último dia 6 de outubro falaram sobre as particularidades de seus municípios, compartilharam e sanaram, junto aos prefeitos reeleitos ou que já ocuparam o cargo no passado e agora retornam para novo mandato, dúvidas referentes ao início da gestão.
O empresário e produtor rural, em Amambai, Christiano Bortolotto, apresentou durante o ato uma palestra, com material detalhando, com dados da Aprosoja-MS e da Assomasul, sobre o potencial de crescimento econômico de Amambai e dos demais municípios da região.
O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa, que é contador, já administrou o município por dois mandatos e, em sua atividade privada, presta consultoria contábil para empresas de diversos segmentos, também proferiu uma palestra destinada aos prefeitos e às prefeitas eleitas, detalhando o passo a passo para a realização de um processo de transição de gestão mais eficiente.
Ao final do evento, em entrevista a reportagem do Grupo A Gazeta, o anfitrião, Sérgio Barbosa, destacou e agradeceu os representantes dos 17 municípios que estiveram presentes na Roda de Conversa e enfatizou a importância do diálogo entre os gestores municipais para desenvolver a região e melhorar a qualidade de vida da população.
O Governo de Mato Grosso do Sul foi representado durante a reunião pelo secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, que estava acompanhado pelos integrantes de sua equipe, Tião Silva, que também já foi vereador em Amambai, e Dorival Betini.
Na ocasião, Eduardo Rocha reforçou o que já tinha falado o governador Eduardo Riedel em encontro com os prefeitos eleitos e reeleitos no começo da semana, em Campo Grande, que o Governo do Estado vai tratar todos os municípios, levando ações e investimentos de forma igualitária, mantendo uma gestão municipalista, independente do posicionamento político do prefeito ou da prefeita eleita no último 6 de outubro.
O encontro de prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos também contou com a presença do presidente da ACIA, o advogado Dr. Bruno Anderson Matos e Silva, do atual vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, do delegado titular de Polícia Civil local, Dr. Guilherme Tiago de Andrade, e do comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, major Ryo Sato, além do vereador reeleito em Amambai, Paulo Sérgio Gomes, o “Paulo Sérgio Locutor”, e do presidente do PP (Partido Progressista) em Amambai, o produtor rural Ronan Nunes da Silva, entre outras personalidades.
Fonte: A Gazeta Conesul