Mais idosos de Itaquiraí realizam cirurgia de catarata através da Caravana da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde
(Roney Minella) – Mais dezoito pessoas de Itaquiraí, com idade de aproximadamente 60 anos foram atendidas no último sábado e ontem (24), na Caravana da Saúde realizada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, observa que os atendimentos foram prioritariamente para pessoas reguladas pelo município e estado, previamente agendados. “Esse é o resultado do trabalho da nossa Regulação de Vagas, e desta vez, focamos nos exames oftalmológicos. A maioria das consultas resultou na cirurgia de catarata”, informa Marcelo.
O embarque dos pacientes para a Caravana da Saúde ocorreu na noite de sexta-feira (22), com saída às 23h40, da sede da Secretaria Municipal de Saúde, após orientações da diretora de regulação de vagas. Todo o suporte para este encaminhamento especializado foi garantido pela Prefeitura Municipal, desde atendimento psicológico, transporte, lanche, refeições e acompanhamento de toda a viagem.
O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), comenta que a cirurgia é a última esperança para aqueles que passaram a enxergar mal ou praticamente perderam a visão devido à doença de catarata. “Portanto, fazer o encaminhamento, a consulta, e por último a cirurgia nós estamos garantindo através da Caravana da Saúde. Nossa satisfação é ver a alegria das pessoas que voltam a enxergar. Para elas, é como devolvêssemos a vida, pois, voltam a realizar tarefas antes impossíveis devido à falta de visão. É uma ação de saúde e de longo alcance social que estamos promovendo”, enfatiza Ricardo Fávaro.
5 MIL ATENDIMENTOS
Só só nos dois primeiros dias da Caravana da Saúde realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura da Capital, no Parque Ayrton Senna, foram realizados mais de 5 mil procedimentos com atendimentos em diversas especialidades para pacientes na fila do SUS (Sistema Único de Saúde).
Até às 10h de ontem (25), 1.163 consultas e 4.759 outros procedimentos, como cirurgias da catarata, foram contabilizados, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). A expectativa do governo é que sejam realizadas cerca de 18 mil cirurgias e 32 mil consultas durante os procedimentos.
Do total, cerca de 13 mil cirurgias serão oftalmológicas, principalmente de catarata, e serão todas realizadas no Parque Ayrton Senna. Os atendimentos no local serão realizados até dia 6 de julho. O restante serão feitas nos quatro hospitais parceiros: Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional e São Julião.
Na Caravana da Saúde, além dos exames oftalmológicos, também serão feitos exames laboratoriais, de mamografia, ultrassom das mamas, papanicolau e biópsia bucal. Os municípios de Maracaju e Costa Rita também receberão procedimentos cirúrgicos do projeto, batizado de Caravana dos Hospitais.
Fonte: Departamento de Comunicação- Roney Minella