Iguatemi- E.E. 8 de Maio faz palestra sobre jogo “Blue Whale”
Diante dos crescentes casos de jovens do país envolvidos com o jogo suicida “Blue Whale”, conhecido no Brasil como Baleia Azul, em tradução livre, a Escola 8 de Maio realizou, em pareceria com a Polícia Civil de Iguatemi, uma palestra informativa sobre o tema. A iniciativa, do investigador de polícia, Ricardo Amaral e da direção da escola se deu, sobretudo, pela suspeita que pelo menos dois adolescentes do Município estejam envolvidos com o jogo, fato este que está sendo investigado.
O investigador falou sobre o jogo, sua origem e, sobretudo, alertou sobre a maneira como os adolescentes são aliciados para a prática e quem é o público alvo preferido dos chamados “curadores”, os que administram os grupos e dão as tarefas que devem ser executadas pelos “jogadores”. Pela manhã o policial falou com os professores e sugeriu maneiras de como o assunto pode ser abordado nas salas de aulas. À noite a palestra foi realizada com estudantes do período noturno, além de estudantes do ensino fundamental e médio dos períodos matutino e vespertino. Após a palestra os estudantes puderam fazer perguntas sobre o tema, ampliando o conhecimento e tirando dúvidas, dentre elas esclarecimentos sobre os vários boatos que surgem nas redes sociais e brincadeiras de mau gosto, “feitas por pessoas que ainda não entenderam a gravidade do problema e que os envolvidos são, na verdade, vítimas desse jogo e que precisam de ajuda”, esclareceu Amaral.
A Escola 8 de Maio pretende ampliar o trabalho preventivo sobre o assunto levando informações aos pais e organizando, em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), círculos de conversas com estudantes, divididos em pequenos grupos. O tema será abordado por Psicólogos e Assistentes Sociais.