Frigorífico de Peixe recomeçou trabalho em Mundo Novo e pretende gerar 40 empregos até final do ano
Na tarde da última terça-feira (04), a vice-prefeita Rosaria Andrade e secretários municipais visitaram a capacitação da empresa Omega Fish para 20 munícipes, que começaram a trabalhar com filetagem de peixe.
Desde 2021, quatro empresários de Paranavaí firmaram uma parceria com o Governo de Mundo Novo para reabertura do frigorifico, que anteriormente era administrada pela Coopisc (cooperativa dos piscicultores).
De acordo com o Eduardo Felipe, um dos proprietários, serão abatidos 5 a 6 toneladas de peixe por dia e a produção será escoada para os estados do Paraná e São Paulo. Ele ainda destacou que o objetivo é chegar a 20 toneladas diária, com a ampliação, posterior, do frigorífico.
No início de setembro, 20 pessoas foram selecionadas através do Centro de Qualificação, órgão municipal, para iniciar o treinamento. Segundo o coordenador do Centro, Rafael de Medeiros, mais 10 vagas serão ofertadas em breve. O objetivo da empresa é chegar a 40 funcionários até o final do ano.
Os funcionários trabalharão oito horas dia, de segunda a sexta-feira, com final de semana livre. Além de trabalharem com o filé de tilápia, a intenção é expandir para outros peixes típicos da região, como, o pintado e pacu.
“Os piscicultores podem de agora pra frente estar tranquilamente cuidando melhor e mais da sua produção, porque sem dúvida alguma, esse produto vai ser absorvido e transformado em filé no nosso município, tranquilamente”, apontou o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Lopes.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Eustáquio, o departamento de Cultura visa promover futuramente um projeto com artesanato, utilizando a pele do peixe que serão descartadas.
Texto e fotos: Carina Yano/Semcos