Caravanas bolsonaristas sairão de 10 estados rumo a Brasília para o 7 de Setembro
Cercado de tensão, o feriado de 7 de Setembro movimentará a capital federal. Mesmo sem desfile militar, devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Brasília receberá apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em protestos na Esplanada dos Ministérios.
Ao menos três grupos de opositores também pediram autorização ao Governo do Distrito Federal para se manifestarem, mas ainda não há definição de local para esses atos.
A data aqueceu o setor hoteleiro, de transporte rodoviário e mobilizou caravanas bolsonaristas, que partirão de ao menos 10 estados, segundo levantamento do Metrópoles, com base em anúncios publicados nas redes sociais.
Para o leitor ter dimensão do impacto das manifestações, os hotéis do centro da capital estão operando com quase 100% da capacidade até o dia 6 de setembro, véspera do feriado, e 80% no dia 7, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF).
Estabelecimentos localizados em regiões como aeroporto, beira do lago, Park Sul, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e outras regiões administrativas estão com a metade da capacidade ocupada.
A manifestação ocorre em meio a forte tensão política entre Bolsonaro e o Judiciário. O presidente Bolsonaro convocou apoiadores para realizarem atos pelo país durante o feriado da Independência. O chefe do Palácio do Planalto confirmou que participará de movimentos em Brasília e na Avenida Paulista, em São Paulo – para onde também estão previstas caravanas de vários locais do país.
Caravanas
Grupos de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul confirmaram as viagens para a capital federal com ônibus fretados.
Fonte: Metrópoles