“Bandido aqui tem que mudar de profissão, ou mudar de Estado”, diz Riedel em cerimônia do DOF
Na manhã desta segunda-feira (19), o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizou uma cerimônia de comemoração dos 37 anos de criação e fez a outorga da medalha Águia da Fronteira à dezenas. Autoridades políticas e da segurança pública participaram da ação.
O governador Eduardo Riedel destacou durante seu discurso o trabalho integrado do Departamento e, que a determinação para as forças de segurança pública é seguir sem flexibilizar para o crime.
“Bandido aqui tem que mudar de profissão mesmo ou muda de Estado, porque nós vamos pegá-lo e, vocês (DOF) estão fazendo isso com muita competência, muito profissionalismo, com muita integração com as forças federais e temos que cada vez mais colocar a inteligência a serviço de vocês”, apontou.
A estrutura atual do Departamento também foi destacada por Riedel, que rememorou etapas da história das equipes iniciada em 1987.
“Quem chega aqui hoje olha o prédio próprio, o equipamento, nossos policiais com 762 de última geração, viaturas, aeronave no quintal e ao olhar para trás lembramos quando não tinham coletes a prova de balas, uma doze na mão, 16 homens e algumas poucas viaturas, muitas vezes enfrentando o crime de maneira absolutamente desigual”, disse.
O tenente coronel do DOF, Wilmar Fernandes disse que ao longo destes 37 anos, o Departamento tem se consolidado como um pilar fundamental na proteção e segurança das fronteiras de MS, que abrange Paraguai e Bolívia, sendo reconhecido especialmente pelo combate ao crime organizado com a realização de apreensões recordes atualmente. As ações sempre de forma integrada também foram apontadas por ele.
“ O DOF é uma unidade de polícia que atua de forma integrada. Todas as instituições de segurança pública atuam de forma integrada com o DOF, todavia a nossa atuação vai além, trabalhamos em conjunto também com a sociedade, pois acreditamos que segurança pública é responsabilidade compartilhada. Nessa homenagem por exemplo teremos os mais diversos públicos, da área da administração pública e da sociedade civil”, citou.
Fernandes destacou ainda que para os resultados, o DOF está “sempre em busca de tecnologias que fortaleçam as ações frente ao crime organizado”.
Além da entrega das medalhas, a cerimônia contou com honras militares, a apresentação da tropa e discursos de autoridades.
Fernandes finalizou ao destacar a oportunidade de “ homenagear aqueles que com dedicação e excelência tem prestado serviços ao DOF e a secretaria de Segurança Pública” e complementou dizendo que “o trabalho incansável e comprometido são fundamentais para o sucesso da missão e para a proteção do cidadão”.
Fonte: Dourados News