Aumento de casos de Covid-19 no Cone Sul e dois óbitos registrados acendem alerta para vacinação
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou na última sexta-feira, 13 de setembro, o boletim semanal sobre os novos casos de Covid-19 no Cone Sul. Entre os dias 01 e 07 de setembro (Semana Epidemiológica 36/2024), foram registrados 31 novos casos na região, conforme os dados do relatório.
Os municípios que apresentaram aumento no número de casos são:
- Amambai: 9 novos casos (total: 6.908)
- Eldorado: 1 novo caso (total: 2.079)
- Itaquiraí: 7 novos casos (total: 3.659)
- Mundo Novo: 3 novos casos (total: 5.258)
- Naviraí: 10 novos casos (total: 15.254)
- Sete Quedas: 1 novo caso (total: 1.841)
Infelizmente, dois óbitos foram confirmados na última semana, ambos por complicações decorrentes da Covid-19:
- Itaquiraí: Um homem de 89 anos, com comorbidade de doença cardiovascular crônica, faleceu em 07 de setembro.
- Naviraí: Uma mulher de 41 anos, portadora de imunodeficiência/imunodepressão, faleceu em 04 de setembro.
De acordo com os profissionais de saúde, esses números reforçam a importância de não relaxar nos cuidados preventivos e de manter a vacinação em dia, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. O aumento dos casos deve servir de alerta, principalmente com a chegada das novas variantes e a circulação de outros vírus respiratórios.
Em todo o estado, a vacinação continua sendo a principal ferramenta para prevenir casos graves e óbitos. O Ministério da Saúde fez um alerta recente sobre a importância de reforçar a imunização contra a Covid-19 e a gripe, sobretudo para os idosos e pessoas com comorbidades, que são os mais afetados pelas complicações da doença.
Recomendação do Ministério da Saúde
O Ministério reforça que as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e são essenciais para prevenir o agravamento das infecções respiratórias e evitam óbitos.
Além da vacinação, o uso de máscaras em ambientes fechados e a higienização das mãos continuam sendo práticas recomendadas para reduzir a transmissão da Covid-19 e de outros vírus respiratórios.
Essa realidade serve como um lembrete para a população de que a pandemia pode não estar no auge, mas a ameaça do vírus e suas complicações ainda estão presentes. Manter os cuidados e a vacinação em dia é a melhor forma de proteger a si mesmo e àqueles ao seu redor.
Confira casos confirmados e municípios que apresentaram novos casos no início do mês:
Confira os números nos demais municípios que não apresentaram novos casos, de 01 a 7 de setembro:
Fonte: A.N/Grupo A Gazeta