Análise: Vitória de seleção brasileira sobre Equador é cheia de mensagens silenciosas

 

Richarlison é notável no futebol tanto pelos gols quanto pela espontaneidade carismática. Ele fez o primeiro da vitória de 2 a 0 do Brasil sobre o Equador no Beira-Rio e não sorriu, nem imitou o pombo. O atacante trotou na direção do banco de reservas para abraçar o técnico Tite. Foi a mensagem silenciosa que passou em meio à crise que mexe com a seleção.

A linguagem não verbal é recurso mais eficaz até que as palavras, dependendo da ocasião. Antes do jogo, Rogério Caboclo, presidente da CBF, fez questão de conversar com o técnico Tite no gramado, às vistas de quem pudesse ver. Após ser acusado formalmente de assédio sexual, não se furtou de se manter nos holofotes. Isso quer dizer muita coisa.

Casemiro, capitão do time, falou depois da partida:

— Todos sabem o que está acontecendo. Precisamos preservar a hierarquia. Vamos dar nossa opinião melhor após o jogo contra o Paraguai, isso aqui já é Copa do Mundo para gente.

A resposta soma a outras, que não precisaram de palavras para serem ditas. O campo deu um toque claro para o técnico Tite: o jogo foi difícil enquanto a seleção jogou com dois volantes. Casemiro e Fred eram um exagero de cautela que caiu quando Gabriel Jesus entrou no lugar do jogador do Manchester United. As chances de gol começaram a se multiplicar, especialmente com Gabigol, titular que teve boas atuações, mas pecou nas finalizações.

O Brasil, com dois laterais que sobem pouco, especialmente Alex Sandro, não precisa de dois volantes para proteger a defesa. Com cinco jogadores de boa mobilidade e ofensividade à frente de Casemiro, Tite viu sua equipe superar numericamente a marcação do Equador e também ocupar mais espaços para a primeira marcação, ainda no campo defensivo adversário. Foi assim que saiu o gol de Richarlison.

No fim, veio o segundo gol, pênalti que Neymar converteu. Na sequência, dançou com Lucas Paquetá e disse sem palavras que há espaço para sorriso na crise.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *