Prefeitura de Itaquiraí investe na bacia leiteira com mais 278 inseminações
(Roney Minella) – O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), recebeu na sala de reuniões da Prefeitura, o representante da empresa Du Campo, Marcio Mansani, que está desenvolvendo em Itaquiraí o projeto de incentivo à bacia leiteira, através da inseminação artificial. Mansani apresentou as lideranças do Executivo o resultado dos investimentos feitos pelo Município nesta parceria com a Du Campo. “Realizamos em quatro meses de trabalho um total de 278 inseminações artificiais”, relata o técnico.
Durante a reunião Marcio Mansani abordou detalhes das ações desenvolvidas, começando pelas visitas aos agricultores familiares e, posteriormente, sobre as inseminações realizadas. “Visitamos 77 produtores e, nestas ações, encontramos gargalos e, sobretudo, a premente necessidade de soluciona-los para que haja melhor aproveitamento dos botijões adquiridos pela Prefeitura e maior eficiência do projeto de inseminação”, analisou Mansani.
Ainda na reunião de prestação de contas com as presenças do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Ivanir Vieira da Silva – Vani, vereador Varley Fávaro (autor da proposta de inseminação artificial para apoio e incentivo aos agricultores familiares da pecuária leiteira), secretário de Finanças José Belo, presidente da comissão de licitações, Vilma Angelina, e diretor do Departamento de Compras, Douglas Tofanin, o técnico destacou que foram investidos e também já existem recursos para a continuidade do projeto no valor total de R$ 190.000,00.
“As informações comprovam que estamos investindo no fomento da bacia leiteira de Itaquiraí e, um dos projetos é este onde adquirimos botijões, o técnico faz o abastecimento de nitrogênio, entrega de sêmen, e acompanhamento do processo de prenhez. Portanto, é um dos importantes projetos para melhorar e desenvolver a bacia leiteira de Itaquiraí. Agora, estamos recebendo as informações sobre o desenvolvimento do projeto onde também fizemos encaminhamento para as devidas correções”, afirmou o prefeito ao determinar medidas de reordenamento de distribuição dos botijões para o atendimento de um número maior de produtores.
Foto: Guiomar Biondo