Câmara de Vereadores de Itaquiraí é destaque nas lutas em benefício do povo
(Roney Minella) – A Câmara de Vereadores de Itaquiraí é um dos legislativos municipais mais atuantes do cone sul do Estado. A análise é do presidente do Legislativo, vereador Edilson Luiz Pereira (PR), que desde o dia 1º de janeiro vem conduzindo a Casa de Leis com absoluta transparência e responsabilidade, e constatou saldo extremamente positivo das ações realizadas pelos integrantes da Câmara.
Edilson ocupa a presidência pela terceira vez e também desempenha seu terceiro mandato como vereador. A experiência obtida no desempenho da atividade legislativa foi complementada com a participação em seminários, cursos, e palestras de capacitação. Aliás, o parlamentar fez questão de proporcionar estas mesmas condições a todos os vereadores, para que os trabalhos legislativos fluíssem a contento.
“Conseguimos realizar sessões importantíssimas obtendo o melhor aproveitamento possível, com discussões de bom nível, sempre defendendo benefícios para as famílias. Atuamos na aprovação dos projetos que vieram do Executivo e que visaram o desenvolvimento de Itaquiraí. Por isso, estamos encerrando este ano de 2017 com a certeza de que cumprimos com nosso dever e contribuímos decisivamente com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o presidente Edilson.
Confira algumas das ações dos vereadores de Itaquiraí:
Ney Portela – O vice-presidente do Legislativo, Nei Portela (PSDB), reivindicou para a população de Itaquiraí a melhoria do sinal da Vivo. Nei cobrou a instalação do sistema 3G, tendo em vista que a telefonia celular da Vivo e, principalmente, o sinal de internet estavam péssimos, resultando em centenas de reclamações por parte dos usuários. A melhoria foi solicitada através da Indicação 027/2017 e depois, devido às insistentes cobranças do vereador, a empresa Vivo respondeu com substituição dos aparelhos ultrapassados e instalação de modernos equipamentos. Em outra reivindicação, de nº 038/2017, Nei Portela está reivindicando ao Executivo Municipal a urgente aquisição de um caminhão pipa, visando controlar a possível ocorrência de incêndios em Itaquiraí, principalmente, pela falta do Corpo de Bombeiros na cidade.
Édino Carlos Leite – Do vereador Dino (PT), foi registrada a Indicação 037/2017, onde o parlamentar reivindicou a reforma ou construção de nova ponte sobre o rio Maracaí. O Executivo Municipal realizou a substituição da antiga ponte por uma nova, beneficiando centenas de pessoas: fazendeiros, moradores e produtores familiares dos assentamentos Santa Rosa, Guaçu, Tamakavi, Boa Sorte e Aliança que se utilizam desta travessia para irem até a cidade ou da cidade para a zona rural. Já a manutenção de todas as estradas vicinais do complexo Santo Antônio foi solicitada por Dino ao Executivo Municipal através da Indicação 003/2017.
Joel José Cardoso – O vereador Joelzinho (PDT), mostrando sua preocupação e visando valorizar os servidores municipais, solicitou através da Indicação 089/2017, que o Executivo Municipal crie uma comissão para estudar a possibilidade de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) no Município de Itaquiraí, sobretudo, após estes levantamentos que seja elaborado um projeto compatível com a receita dos cofres municipais.
Varley Fávaro – Através de ação parlamentar do vereador Varley, ele atua para que a MS-488, chamada de estrada da Prainha, seja intitulada Estrada Parque de Itaquiraí. Por isso, apresentou a indicação 084/2017, endereçada ao deputado estadual Paulo Siufi, solicitando que o deputado faça gestões neste sentido. Em resposta, o deputado apresentou na Assembleia Legislativa de MS, um projeto neste sentido, que já foi aprovado pela Comissão de Justiça e Redação Final, aguardando apenas votação em plenário. Em outra ação, solicitada por Varley, também ao deputado Siuffi, a Associação Rural Diamante Verde está recebendo o título de Entidade de Utilidade Pública Estadual. A destinação de um local para as reuniões dos conselhos municipais, intitulada Casa dos Conselhos foi o motivo da Indicação 052/2017. Segundo Varley, os conselheiros não têm local para as reuniões ordinárias e a destinação de um prédio próprio contribuirá com as ações destes órgãos.
Cícero Camilo da Rocha – Indicação ao prefeito Ricardo Fávaro Neto, solicitando que o mesmo determine a Secretaria de Obras, ou empreiteira contratada pelo Município, a realizar a pavimentação asfáltica da rua Inácia Dutra Duarte, até o bairro Nova Era, e da rua da creche Kamakura até a estrada vicinal paralela com a rodovia BR-163. Outra importantíssima indicação do vereador Cirço apresentada na Câmara, foi endereçada ao deputado estadual, Renato Câmara, solicitando emenda para a aquisição de uma máquina de beneficiamento de urucum, visando atender aos produtores que recém ingressarem nesta atividade produtiva.
José Aparecido Pereira – Através de Indicação Zé Pequeno está solicitando que a Secretaria Municipal de Obras proceda a retirada dos veículos apreendidos e sucatas que estão em frente ao prédio da Delegacia de Policia Civil, obstruindo a passagem de pedestres e, ao mesmo tempo, prejudicando o aspecto urbanístico da cidade. O parlamentar, durante as sessões, tem defendido as indicações de interesse coletivo, solicitando, por exemplo, a manutenção das estradas rurais.
Jefferson Rodrigues Lopes (PSB) – A construção de abrigos nos pontos de ônibus escolares foi o motivo da Indicação 016. Jefinho pede que as coberturas sejam instaladas na rua Nova Esperança esquina com a Vale Azul, próximo ao Bar do Negão, e outra cobertura no bairro Nova Era, na rua Adelmo Ângelo Zampiva, esquina coma rua João de Barro, próximo à Secretaria de Agricultura. O vereador aponta que hoje os alunos e demais pessoas que embarcam nestes locais ficam ao relento sofrendo as intempéries, sendo a chuva, o sol e o sereno e os abrigos diminuiriam os impactos negativos do tempo à todos. Por outro lado, atuando em defesa do setor social, o vereador Jefferson solicita emenda individual do deputado estadual Lídio Lopes, a ser destinada para a creche municipal Marlene Pereira Kamakura, visando a reforma e ampliação daquela unidade de educação infantil.
Antônio Francisco da Silva – De autoria do vereador Antônio Zuza foi aprovado o projeto de Lei 002/2017, proibindo a cobrança das taxas de religação de energia elétrica e de água tratada, em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento. Segundo a proposta do vereador e aprovada nas comissões e, posteriormente, em plenário, as concessionárias Energisa e Sanesul ficam terminantemente proibidas de cobrar as referidas taxas e o restabelecimento do fornecimento da energia elétrica ou água tratada deverá ser feito sem ônus nenhum aos usuários e consumidores. Caso as concessionárias insistam na cobrança, as mesmas serão multadas em 1.000 UFERMS para cada cobrança de taxa realizada.
Carlos Alberto Prado – As constantes chuvas têm danificado sobremaneira as estradas vicinais, por isso, o vereador Careca (PTB) apresentou Indicação ao prefeito Ricardo Fávaro, reivindicando a aquisição de uma retroescavadeira PC, com capacidade de 21 toneladas, para melhorar a infraestrutura do parque de obras que hoje não conta com este tipo de máquina. A ideia é atender na manutenção das estradas rurais e fazer a abertura de represas, visando incentivar a piscicultura. Em outra indicação de nº 028/2017, Careca solicita a construção de um ginásio de esportes em Itaquiraí.
Diqueblea Inês da Silva Ismail – Através da Indicação 065/2017, a vereadora Diu (PMDB), pede providências por parte do prefeito Ricardo Fávaro, para que os procedimentos licitatórios do Município sejam acelerados. Segundo ela, os processos têm ocorrido com morosidade, e esta pachorra tem sido motivo de muitos problemas, principalmente, no setor da Saúde, onde a demora acarreta falta de medicamentos e de materiais médicos nos postos de saúde e na farmácia básica do Município, resultando em reclamações por parte da população devido à falta de remédios e outros atendimentos básicos. Neste contexto, reivindica que o chefe do Executivo determine a celeridade por parte do Setor de Licitações e do Departamento de Compras, para que nem a Saúde e nem os demais setores sejam prejudicados pelo atraso em licitações, e que estes órgãos também façam a cobrança devida para que os fornecedores entreguem as mercadorias dentro do prazo legal contratado nas licitações.