Em outra operação, agência antidrogas combate roças de maconha na fronteira
Balsalto II, conduzida pela Senad do Paraguai, ocorre na região de Yby Pytá, a 50 km de Paranhos
A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai iniciou uma nova ofensiva contra o cultivo de maconha na linha internacional com Mato Grosso do Sul. Com apoio de helicópteros (veja o vídeo acima), a Operação Basalto III ocorre nos arredores de Yby Pytá, a 50 km de Paranhos (MS).
O trabalho de campo para destruir roças da droga e acampamentos montados em áreas de mata ocorre numa região dominada por grupos locais e facções criminosas que controlam a produção destinada ao mercado brasileiro.
Nas primeiras horas de operação, 14 acampamentos foram destruídos nas colônias Yerutí e Yby Pytã. Até agora, 159 toneladas de maconha em fase de cultivo e já processada foram destruídas.
A área é marcada também por confrontos armados e assassinatos na guerra travada por traficantes rivais. É nessa região que atua o grupo liderado por Selva Elizabeth Portillo Rodas, a “Selva Hũ”, apontada como mandante de série de assassinatos nos últimos meses.
Ela foi presa no dia 22 do mês passado em Vila Ygatimí, também no departamento de Canindeyú. Segundo a Senad, Selva fez aliança com facções e comandava importante núcleo de produção da droga enviada às grandes cidades brasileiras.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS