Saúde de Mundo Novo alerta sobre a proliferação de conjuntivite
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Epidemiologia, informou sobre a maior incidência de casos de conjuntivite neste mês.
O período de seca, calor e ventania favorece a disseminação de bactérias e vírus. Segundo a coordenadora de Epidemiologia, Daniela Laguna, o cidadão que apresentar os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
O adulto ou a criança geralmente apresenta uma inflamação na conjuntiva (membrana transparente e fina que reveste a porção anterior da esclera e a face interna das pálpebras) com presença de secreção.
A transmissão se dá por contato direto de pessoa a pessoa, ou indireto pelo uso de objetos contaminados – por isso a importância de evitar levar a mão aos olhos e realizar a higienização da mesma várias vezes ao dia.
Sintomas diversos:
– Olhos avermelhados (hiperemia dos vasos sanguíneos da conjuntiva);
– Secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas margens das pálpebras (bacteriana);
– Sensação de desconforto;
– Inchação (edema) do olho ou pálpebra;
– Lacrimejamento com a presença de secreção;
– Sensibilidade à luz (fotofobia);
– Visão borrada.
BAIXA UMIDADE DO AR
Com este período de estiagem, a umidade do ar em Mundo Novo e em toda região apresenta uma variação entre 20% à 8%.
Neste período recomenda-se que a população beba bastante líquido e que, em nenhuma situação, ateie fogo em vegetação ou outros materiais.
Além da baixa umidade do ar, a temperatura também aumentou nesta semana, chegando à máxima de 36 graus – alta temperatura em comparação com a semana anterior.
A oscilação de temperatura deve ocorrer novamente a partir de sexta-feira (23), com previsão de 80% de chuva e mínima de 14 graus. No domingo a temperatura pode despencar para 6 graus.