Prefeitura de Iguatemi realiza ato em alusão ao Agosto Lilás, que combate a violência contra a mulher
Em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, reuniu servidores municipais e autoridades na manhã desta terça-feira (13/08) no Paço Municipal. O evento contou também com a presença do Prefeito Lídio Ledesma, da Primeira-Dama Cecília Welter Ledesma e da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gislaine Camargo.
Após a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e da bandeira que simboliza a campanha, a Secretária de Assistência Social, Cecília, e a Coordenadora Gislaine, em seus discursos, reforçaram a necessidade contínua de ações integradas entre entidades civis, públicas e a sociedade no enfrentamento ao feminicídio. A realização desses eventos busca fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher. É muito importante conscientizar e incentivar as pessoas a sentar, refletir e, em seguida, levantar e agir pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres, por compreender que esta é uma luta de todos.
O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato.
De acordo com a Coordenadora Gislaine, “É preciso qualificar cada vez mais servidores da segurança pública, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais que atuam diretamente no combate à violência doméstica, para que, de forma qualificada e adequada, a vítima possa ser acolhida, cuidada, orientada e assim consiga romper o ciclo de violência.”