Iguatemi- Serviço de Inspeção Municipal regulariza Abatedouro de Aves no Assentamento Auxiliadora
(Anailton Batista – da Ascom)
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), regularizou o novo empreendimento no município de Iguatemi-MS, dando o selo de qualidade ao Abatedouro de Aves localizado no assentamento auxiliadora, de propriedade de João Garcia. O Certificado foi entregue para a senhora Eronita Stumpf.
O abatedouro liberado é o primeiro da comunidade a receber esse registro. O proprietário recebeu o certificado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município.
O registro garante qualidade dos produtos avícolas, já que eles serão vistoriados pela Defesa e Inspeção Sanitária Municipal e, assim, poderão ser comercializados em toda a região, principalmente em feiras e comércio local.
“Esse certificado traz para a classe produtora mais visibilidade e competitividade nessa área. Mas, principalmente, leva segurança agrícola para a população já que a certificação garante a procedência dos alimentos”, analisou o secretário de desenvolvimento Edson Barbosa.
Para o prefeito, Lídio Ledesma, essa é mais uma ação que consolida a qualidade da produção alimentar nas pequenas propriedades. “Essa é mais uma ação para que a nossa população seja beneficiada com produtos de qualidade em sua alimentação. Esperamos que todas as casas e estabelecimentos de beneficiamento de produtos de origem animal, também busquem o Registro de Inspeção Municipal, que agora vale para toda a região, trazendo maior confiança ao consumidor”, disse o gestor.
O veterinário da Sedema, Dr. Pauliclei de Andrade Oliveira, lembrou que o abatedouro é o primeiro dentro do Assentamento, onde vivem mais de 250 famílias tradicionais rurais. “Nosso abatedouro agora, é uma referência para a comunidade. Com o registro da Sedema/SIM essa demanda vai aumentar. Precisamos nos tecnificar ainda mais trabalhando a sanidade dos nossos animais”, explicou.
“Parabenizo a equipe de consultoria e aos proprietários pelo empenho e insistência em fazer acontecer. Sabemos que são inúmeras regras e padrões a serem seguidos para tornar um alimento de origem animal seguro e agora os munícipes de Iguatemi podem contar, em breve, nas gôndolas dos supermercados o frango semi caipira” concluiu o veterinário.