São Judas Tadeu: devotas agradecem cura do câncer no dia do santo das causas impossíveis
O Dia de São Judas Tadeu é celebrado nesta sexta-feira (28) e o santuário dedicado ao santo das causas impossíveis em Campo Grande, no bairro Jardim América, deve receber milhares de fiéis que pedem ou que agradecem bênçãos.
Cármen Straviz, de 54 anos, é devota do santo há 26 anos, desde que se mudou para o bairro. É catequista na paróquia e hoje estava na missa para agradecer a cura do câncer de mama que descobriu há quatro anos em um exame de rotina. “Foi uma surpresa porque eu fazia exames anualmente e nunca tive nada”, recorda.
O diagnóstico de câncer maligno chegou em agosto de 2018 e já em setembro ela passou pela cirurgia a pedido de urgência da médica. Depois do procedimento, precisou aguardar por um mês para saber se a cirurgia tinha dado certo.
Na missa de São Judas Tadeu daquele ano, em 28 de outubro, Carmen recebeu a unção dos enfermos que concede a cura ou o descanso da pessoa doente. Dias depois, Carmen descobriu que a cirurgia tinha dado certo e não precisou passar pela quimioterapia, apenas pela radioterapia.
“O câncer é uma doença que só Deus para curar. Sempre recorro a São Judas Tadeu, além dessa graça tenho outras, mas essa foi uma das mais marcantes para mim”, ela testemunha.
Foi dispensada de tomar um medicamento após um ano e meio que, geralmente, é recomendado por cinco anos. Hoje em dia realiza exames a cada seis meses para monitoramento.
“Minha mãe também teve câncer, mas o dela foi no útero quando tinha 60 anos, ela sempre foi devota do santo. Hoje aos 84 anos ela está muito bem”, afirma a mulher.
Seis meses após o diagnóstico de Carmen, a amiga Cleide Oshiro, atualmente com 55 anos, descobriu que também estava com câncer de mama. “Eu descobri em um exame de rotina bem no início do câncer, mas já pela biópsia vimos que era maligno. Eu não tinha histórico na família, foi um choque”, recorda.
Ela tinha duas opções: retirar o quadrante com o nódulo ou toda a mama para eliminar as chances do câncer voltar. Optou pela segunda alternativa e em maio fez a cirurgia.
“Eu conversei com o padre na época, ele foi a segunda pessoa que contei depois do meu marido, e ele me deu uma benção. A partir daí, eu continuei entregando para São Judas Tadeu. Depois que fiz a cirurgia não precisei de quimioterapia e nem radioterapia, só preciso fazer o acompanhamento a cada seis meses e tomar o remédio Tamoxifeno mensalmente”, explica Cleide.
Antes dela, o irmão de Cleide também foi agraciado por uma benção com a intercessão de São Judas Tadeu. Em outubro de 2007, ele foi baleado no centro do tórax em um assalto e levado para o hospital.
Nesse dia, Cleide participava da novena em homenagem ao santo quando soube o que ocorreu. Na mesma hora, pediu ao padre que orasse pela vida do irmão e a São Judas Tadeu que intercedesse por ele. O homem ficou 11 dias no CTI (Centro de Terapia Intensiva) e com 30 dias saiu do hospital.
“Logo depois que recebeu alta trouxe ele na missa aqui para agradecer a benção. Hoje em dia ele não tem sequelas”, conta Cleide.
Celebrações a São Judas Tadeu
O reitor do santuário de São Judas Tadeu, Alex Messias, explica que as celebrações ao santo iniciaram no último dia 19, com a presença de padres convidados, que reuniam pessoas do bairro e de outras regiões de Campo Grande.
“Geralmente, passam de 2 a 4 mil pessoas pelo santuário no dia 28. Além de ser o santo das causas impossíveis, ele é patrono dos servidores públicos e do time do Flamengo. Já tivemos até torcida organizada em anos anteriores”, relembra o padre.
A imagem de São Judas é composta por uma túnica nas cores verde e vermelha e na mão há uma lança com a ponta para cima adornada pelas lâminas de um machado.
A cor vermelha representa que o santo foi um mártir, o verde remete a vida, a lança para cima aponta para Deus e o machado refere-se ao falecimento de São Judas, morto a machadadas.
O santo também segura nas mãos uma bíblia que representa o trabalho como missionário e a Carta de São Judas que consta no livro sagrado do cristianismo.
“Nessa carta, ele denuncia os falsos profetas e faz uma defesa sobre Cristo”, resume o pároco.
Sobre o momento de tensão política no Brasil, Alex Messias afirma que a igreja tem consciência bem definida sobre o que é democracia. “O partido da igreja é o Evangelho”, define.
Programação
O dia do santo das causas impossíveis é celebrado nesta sexta-feira (28). Confira abaixo a programação no Santuário de São Judas Tadeu.
- 7h Missa TV Imaculada
- 7h Missa no Santuário
- 8h Exposição do Santíssimo e atendimento dos padres
- 15h Missa no Santuário pelos enfermos
- 18h30 Terço Mariano
- 19h Tradicional Procissão luminosa com a imagem do padroeiro
- 19h30 Missa solene
O santuário está localizado na Rua Fernando Augusto Correa da Costa, 58, Jardim América.