‘Comoveu toda a equipe’, diz bombeiro após encontrar macaco carbonizado em incêndios em MS

Mais uma vez, os incêndios no Pantanal chocam o país pela capacidade de devastação da natureza. Nesta terça-feira (24), fotos de animais carbonizados ganharam as capas dos principais jornais do Brasil. O tenente Fernandes, que comandou a equipe que registrou um macaco carbonizado, comentou sobre a cena, que comoveu toda a equipe.

“Chocou bastante os bombeiros. Por mais que a gente tenha preparo, a situação ontem foi triste. É como se sentíssemos na pele. Imagina sua casa pegando fogo e seus animais de estimação morrendo, sem terem como fugir? Comoveu toda a equipe“, disse.

Para simbolizar a tragédia que os incêndios representam para a fauna pantaneira, a equipe do sargento Algeu realizou, na manhã desta terça-feira, o enterro de um macaco encontrado carbonizado na região de Bela Vista – fronteira de MS com o Paraguai.

“Foi um ato de respeito à natureza, ao meio ambiente. Por isso tomamos essa decisão [de fazer o enterro]”, explicou o tenente Fernandes, que é coordenador da ação dos bombeiros na região.

O tenente conta que as cenas abalam o emocional dos militares. “No final do dia, quando a equipe retornou, nossa reunião foi, praticamente, voltada para essa situação”, disse, detalhando que são vários an imais mortos encontrados todos os dias. Além de macacos, as equipes já se depararam com tatus, lobinhos e até gado.

“Eles ficam desorientados com a fumaça e acabam morrendo asfixiados”, explicou.

Conscientização

O objetivo com as imagens é mostrar para a população o poder de devastação que o fogo tem na natureza. A ideia é ser impactante mesmo, afirma o tenente. “Muitas vezes, as pessoas podem pensar que [as imagens] são fortes, mas servem para conscientizar. Elas vão refletir”, ponderou o tenente.

Por fim, Fernandes faz um apelo para que a população evite práticas como limpeza de terrenos com fogo. “É um rastro de destruição muito grande. Não tem como provar que a causa é humana, mas a maioria dos incêndios são provocados. Quando nos deparamos com esse cenário de destruição, realmente, ficamos entristecidos. Por isso, mais do que nunca, a gente faz um apelo, evitem essa prática”,  finalizou.

Fonte: Midiamax

Tatus e macacos são os animais mais encontrados mortos pelas equipes – Bombeiros MS / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *