Bolsonaro diz que preço da carne vai cair e culpa entressafra pela alta

Segundo o presidente, pecuaristas investem para aumentar a produtividade diante do aumento da demanda internacional

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 9, que a alta do preço da carne se deve a uma combinação de entressafra com um aumento das exportações, e apontou para uma queda em breve, após a cotação do boi gordo atingir máximas históricas no país e pressionar a inflação. “Estamos numa entressafra. É natural nessa época do ano a carne subir por volta de 10%. Subiu um pouco mais devido às exportações”, disse Bolsonaro, em transmissão ao vivo de vídeo pelo Facebook, ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O presidente acrescentou que em breve o preço vai cair, uma vez que os produtores estão investindo para aumentar a produtividade diante da maior demanda internacional pela carne brasileira. O Brasil, maior exportador global de carne bovina, está vendendo cada vez mais para a China diante da alta da demanda chinesa, mas isso faz com que os consumidores brasileiros paguem mais pelo produto nos açougues do país.

Pressão na inflação

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou 0,51% após uma sequência de resultados mais baixos: deflação de 0,04% em setembro e inflação de 0,1% em outubro, conforme divulgou o IBGE, na sexta-feira, 6. A disparada nos preços tem como grande vilã a carne bovina. O aumento de exportações do produto, puxadas tanto pela China como pela desvalorização do real, que torna o produto mais caro, são os motivos apontados. Dentre os 15 itens que mais subiram em novembro, 9 são cortes de carne bovina, deixando tanto o churrasco do fim de semana como o almoço de muita gente mais salgado. A capa de filé disparou 12,9%. Ao todo, o grupo carnes subiu 8,1% no mês.

(Com Reuters)

zzzzzzz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *