Prosseguir aponta regressão de 23 cidades para grau de risco extremo de Covid em MS
Dados da 48ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) apontam piora nos indicadores de transmissão da Covid-19 em 23 municípios de Mato Grosso do Sul. A informação foi liberada na manhã deste domingo (06), pelo portal do governo do estado.
Segundo o informe, em relação à semana anterior (47ª) além das cidades que regrediram, 44 permaneceram no mesmo patamar e não tiveram piora.
Apesar de 23 localidades terem regredido, apenas duas no estado estão na bandeira cinza, o grau de risco extremo e nível mais preocupante apontado pelo Prosseguir; são elas: Naviraí e Dois Irmãos do Buriti.
De acordo com o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, o retorno de municípios ao grau mais alto mostra a forma como a doença se expande no estado. “Estamos nos esforçando para estruturar o sistema de Saúde e orientar os prefeitos sobre as necessidades para melhorar indicadores. Não podemos relaxar, especialmente agora – próximo às férias e festas de fim de ano, período em que o número de casos tende a aumentar “, alerta.
Além das duas cidades que estão no grau cinza, o informe ainda apresenta 13 na faixa de risco tolerável (amarela), 44 municípios no grau médio bandeira laranja, 22 no grau de risco alto (bandeira vermelha).
Prosseguir
O programa classifica os municípios do estado pelo grau de transmissão da Covid-19 além de uma séria de outros indicadores, entre eles, a quantidade de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), capacidade de testagem, taxa de transmissão.
Ademais, disponibilidade de leitos de UTI, busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde e em geral, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com o país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos, também são fatores importantes de análise.
Segundo o governo de Mato Grosso do Sul, o Prosseguir oferece ferramentas e dados para que os gestores municipais tomem as melhores medidas de combate à pandemia.
Ele classifica os municípios em faixas de núcleos, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta e traz recomendações em Saúde Pública, Serviços Públicos e Socioeconômicos.
Fonte: Correio do Estado