Presidente Donald Trump e primeira-dama testam positivo para coronavírus
O presidente norte-americano Donald Trump anunciou que testou positivo para covid-19 no início da madrugada de hoje. Em mensagem publicada em redes sociais, ele informou que sua esposa, a primeira-dama Melania Trump, também está com a doença.
O republicano, de 74 anos de idade, é diagnosticado com o novo coronavírus em meio à sua campanha pela reeleição, em que enfrenta o democrata Joe Biden. A eleição está marcada para 3 de novembro. Na Europa e na Ásia, o mercado financeiro reagiu mal à notícia, com as Bolsas de Valores abrindo em queda.
Ao longo da pandemia, Trump tem minimizado o novo coronavírus e frequentemente aparece sem máscaras em eventos públicos —ele, inclusive, ironizou Biden pelo uso de máscaras. O democrata, que esteve com Trump em debate na terça-feira (29), disse que fará o teste para saber se está com covid-19. Nas redes sociais, Biden diz que reza pela “saúde e segurança do presidente e de sua família”.
A saúde de Trump já tem reflexos em sua campanha. Hoje, por exemplo, ele deveria viajar para a Flórida, um dos estados cruciais para a disputa. A agenda foi cancelada. Seu vice, Mike Pence, recebeu resultado negativo para o exame de covid-19.
Nas últimas semanas, Trump realizou comícios em locais fechados e a céu aberto com milhares de pessoas apesar de profissionais de saúde pública terem desaconselhado eventos com grandes plateias.
Trump em quarentena
“Esta noite, Melania e eu testamos positivo para covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos superar isso juntos”, escreveu Trump.
UOL