Prefeitura esclarece sobre vídeo divulgado nas redes sociais: armação foi manobra para atacar o Executivo e Secretaria de Saúde

Nota Oficial da Prefeitura de Itaquiraí

  • O fato ocorrido na tarde de ontem (16/02), onde um vídeo foi divulgado nas redes sociais, “relatando a situação” dos pacientes de hemodiálise do município de Itaquiraí, infelizmente, feito de maneira irresponsável, não retrata em hipótese alguma a realidade do tratamento oferecido aos pacientes que aparecem no vídeo. Ali, mostrou-se um fato isolado, armado e orquestrado visando exclusivamente distorcer como realmente é feito o atendimento quase que diário a todos os pacientes de hemodiálise.
  • A verdade é que, neste dia, o carro exclusivo dos pacientes da hemodiálise teve que se descolocar até o Assentamento Santo Antônio para, justamente, atender à necessidade de transporte de um dos pacientes daquele mesmo grupo, pois, o mesmo reside naquele assentamento. Todos os demais pacientes que estavam na viatura da Saúde Municipal se recusaram a ficar dentro deste veículo e ir até o assentamento, onde o paciente foi levado. Aliás, já no caminho de retorno, ao saírem de Dourados, o grupo já estava combinando de não acompanhar o companheiro de hemodiálise até o assentamento, dizendo que ficariam na estrada, no trevo onde a imagem foi gravada.
  • O motorista da viatura da Saúde, após consultar os pacientes que mantiveram-se irredutíveis e confirmaram que não iriam até o assentamento, por um ato considerando impensado e não condizente com a política da Secretaria Municipal de Saúde, acabou atendendo a insistência dos mesmos parou, abriu a porta do carro, e deixou que todos eles descessem naquele local. Tal atitude colocou em risco a vida dos pacientes, mas, eles preferiram ficar na rodovia aproximadamente 50 minutos (tempo de ida e volta até o assentamento) para, somente depois, continuarem a viagem até Itaquiraí, no mesmo veículo.
  • A Prefeitura de Itaquiraí ressalta que os pacientes atendidos na hemodiálise têm carro exclusivo e alguns benefícios que são somente desta administração. Além disso, para a maior comodidade dos pacientes a equipe de regulação de vagas conseguiu em setembro do ano passado a transferência dos pacientes de Ponta Porã para atendimento em Dourados. Portanto, foi mais uma iniciativa que partiu da visão da administração municipal para oferecer maior comodidade e menos sofrimento à estes pacientes, diminuindo o tempo de viagem e permanência fora de seus lares.
  •  Assim, fica esclarecido que, de fato, houve um “motim”, organizado por pessoa que quer atrapalhar o atendimento prestado pela Saúde Municipal e, desta forma, aproveitou-se uma cena absolutamente diferente do que ocorre no município de Itaquiraí, pois, existe uma ambulância para trazer e levar o paciente de hemodiálise do assentamento até o trevo e, esta ambulância, só não fez este transporte ontem, porque envolveu-se num pequeno acidente e está avariada, inclusive, já foi levada para conserto.
  • Portanto, a Administração Municipal de Itaquiraí rechaça a atitude maldosa da pessoa que produziu e postou o vídeo. Também não descarta que tal atitude tenha conotação exclusivamente política. Porém, reafirma que as medidas administrativas cabíveis estão sendo encaminhadas em torno do caso. Ao mesmo tempo, reitera que continuará oferecendo aos pacientes da Saúde o mesmo atendimento responsável e, sempre, objetivando garantir um atendimento mais humanizado.

Logomarca-da-Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *