Perto dos 40°C: saiba quando termina onda de calor que atinge o Brasil
O Brasil enfrenta uma onda de calor – quando a temperatura fica 5°C acima da média por período superior a cinco dias – pela quarta vez só neste ano. O fenômeno tem previsão de durar até quarta-feira (1º/5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet emitiu alerta laranja de perigo – o segundo em uma lista de três níveis – devido à onda de calor, para cidades de seis estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Embora atue apenas na região, a onda de calor pode ser sentida em grande parte do país. Ao todo, 24 capitais devem registrar temperaturas acima dos 30°C neste domingo (28/4). Apenas Florianópolis (com máxima de 24°C), Porto Alegre (21°C) e Teresina (28°C) não devem passar da marca.
O que causa a onda de calor?
Meteorologista do Inmet, Deise Morais afirma que o fenômeno se deve à presença de um sistema de alta pressão que atua sobre a área central do Brasil, o que inibe a nebulosidade e a estabilidade do tempo, além de aumentar a radiação sobre a região afetada. “Praticamente todo o país está com tendência de ter temperaturas mais elevadas nos próximos dias”, afirmou.
Caso o fenômeno continue após o fim dos cinco dias de duração do aviso meteorológico, o instituto vai alterar a classificação do alerta de laranja para vermelho, o nível mais alto da escala.
Nesse período, a recomendação é que população evite fazer exercícios físicos no período mais quente do dia – das 10h até 16h –, hidrate-se com frequência e use protetor solar.