Pacientes que pegaram covid devem esperar até 30 dias para serem vacinados
Prazo serve tanto para pacientes com sintomas, mas assintomáticos e os casos confirmados da doença
Uma dúvida bastante comum que surge neste momento de pandemia é quando as pessoas que venceram a covid podem ser vacinadas – já foram mais de 200 mil que superaram o obstáculo em Mato Grosso do Sul. E os assintomáticos?
O TopMídiaNews procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e foi explicado que tanto pacientes que contraíram a covid e aqueles que apresentaram sintomas leves devem esperar o mesmo prazo: 30 dias.
“A orientação é de que a pessoa com sintomas ou que estejam com Covid-19 confirmado aguarde um prazo de 30 dias para tomar a vacina”, destaca a Sesau.
Após superar a covid-19, o paciente faz novamente o teste e, dando negativo, conta os próximos 30 dias que seriam suficientes para, aí sim, receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
Isolamento social é essencial
As pessoas que manifestaram sintomas e não precisaram encarar a internação devem praticar o isolamento social como forma de recuperação.
Nos mais variados casos, principalmente de assintomáticos, há um acompanhamento médico que monitora o estado de saúde dos pacientes, bem como, dando dicas para manter o quadro estável.
Assim, o paciente deve ficar em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias antes de retornar para as suas atividades.
Fonte: Top Mídia