Motivação potencializa perda de peso, indica estudo
Pessoas que visualizam a imagem futura de si mesmas se sentem mais motivadas, o que pode ajudá-las a perder cinco vezes mais peso
Todo mundo sabe que para perder peso é necessário mudar a dieta e praticar atividade física, mas mesmo as pessoas que já se adaptaram a esse estilo de vida têm dificuldades para continuar. Um novo estudo sugere que a falta de motivação pode prejudicar diretamente o emagrecimento. A pesquisa, publicada recentemente no periódico científico International Journal of Obesity, mostrou que a motivação é fator importantíssimo na luta contra a balança, podendo potencializar em até cinco vezes a perda de peso.
Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, descobriram que uma nova intervenção motivacional, chamada de Treinamento de Imagem Funcional (FIT, na sigla em inglês), é capaz de ajudar o indivíduo a visualizar com mais clareza os resultados, o que pode ajudá-lo a se sentir mais motivado a manter a alimentação equilibrada e não desistir dos exercícios físicos, que podem ser exaustivos.
“O FIT tem como objetivo principal encorajar alguém a criar as imagens de como as mudanças podem ser sentidas, como podem ser alcançadas e mantidas, mesmo quando surgem desafios”, explicou Linda Solbrig, coautora da pesquisa, ao site especializado Medical News Today.
A descoberta foi resultado da comparação entre a terapia cognitivo-comportamental, muito comum nos consultórios de psicologia, e a nova modalidade terapêutica. Na tradicional, o paciente recebe aconselhamento que o permite verbalizar o que o motiva a mudar. Já no FIT, o indivíduo é ensinado a visualizar, da forma mais realista possível, a conquista e outros objetivos que podem ser alcançados através dela.
O estudo
Para descobrir qual das abordagens garantia melhores resultados, a equipe recrutou 141 participantes com índice de massa corporal (IMC) mínimo de 25. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse valor caracteriza o sobrepeso; acima de 30 é obesidade. Os voluntários foram separados em dois grupos: 55 foram submetidos à entrevista motivacional e 59 ao FIT. Além disso, todos eles participaram de duas formas de sessão: presencial e por telefone.
Fonte: Veja