Meteorologia prevê noites mais frias e dias mais quentes em MS nos próximos meses

O mês de junho deve castigar a saúde dos sul-mato-grossenses com uma leve subida das temperaturas, mas com o frio intercalando com o forte calor que deve predominar em boa parte de Mato Grosso do Sul. Conforme informações dos meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor retorna forte na próxima semana, mas o frio deve aparecer entre o dia 10, já que a estação do inverno começa somente no dia 21 de junho.

De acordo com informações da meteorologista Andreia Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), teremos um mês de junho seco e com poucas chuvas em grande parte de Mato Grosso do Sul. A maior porcentagem será registrada na região sul do estado, próximo à divisa com o Paraguai e com o Paraná.

Já na região centro/norte do estado, a falta de chuvas pode aumentar o número de queimadas, principalmente na região do Pantanal sul-mato-grossense. Nas próximas semanas, o Inmet deve divulgar o alerta vermelho para baixa umidade do ar.

” MATO GROSSO DO SUL NESTA ÉPOCA DO ANO É SECO E DE POUCAS CHUVAS EM GRANDE PARTE DO ESTADO. UM GRANDE VOLUME DE CHUVAS MESMO PODE SER ACIMA DA MÉDIA NA DÍVIDA COM O PARAGUAI, AGORA NO RESTANTE DO ESTADO, A UMIDADE DO AR DEVE FICAR ABAIXO DOS 25% AS CHUVAS DEVEM FICAR DENTRO DE UMA MÉDIA DE 37 MILÍMETROS NOS PRÓXIMOS MESES”.

Ainda de acordo com Andreia Ramos, o fenômeno conhecido como “efeito cebola”, que consiste em colocar e retirar agasalhos diversas vezes no mesmo dia, deve ser recorrente nos próximos meses, já que o inverno mais rigoroso está previsto para chegar em Mato Grosso do Sul somente no mês de agosto.

“A ÚNICA COISA QUE POSSO TE AFIRMAR É QUE OS SUL-MATO-GROSSENSES PRECISAM CUIDAR BEM DA SAÚDE. ALÉM DO TEMPO SECO COM UMIDADE ABAIXO DOS 25%, AS MANHÃS SERÃO BEM FRIAS, O SOL VOLTA ESQUENTAR NO PERÍODO DA TARDE E À NOITE, AS TEMPERATURAS VOLTA A CAIR. NÃO GUARDEM OS AGASALHOS, PORQUE ELAS FARÃO PARTE DO DIA A DIA DA POPULAÇÃO NOS PRÓXIMOS MESES”, RELATOU PARA A REPORTAGEM DO CORREIO DO ESTADO.

E o frio? quando vem? Cadê a chuva? 

Apesar da longa estiagem prevista para os próximos 60 dias, há previsão de dias mais frios apenas na semana entre 10 e 15 de julho, quando uma massa polar vinda do Paraguai deverá passar por Mato Grosso do Sul e derrubar as temperaturas, principalmente na região sul do estado.

Ainda de acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o mês de julho deve permanecer mais quente. Conforme dados meteorológicos, o inverno mais rigoroso é previsto para o mês de agosto.

“NOS MESES DE AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO É MAIS CHUVOSO NA REGIÃO CENTRO/ NORTE DO PAÍS. APESAR DA ESTIAGEM ENTRE JUNHO E JULHO, CONFORME DADOS METEOROLÓGICOS EM QUE TRABALHAMOS EM CIMA DESSAS INFORMAÇÕES, O MÊS DE AGOSTO SERÁ DE MUITA CHUVA E FRIO MAIS RIGOROSO CAMPO GRANDE E BOA PARTE DO ESTADO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *