Indígenas da região fazem manifesto contra PL 490
Centenas de indígenas das Aldeias Porto Lindo (Japorã), Cerrito (Eldorado) e Sombrerito (Sete Quedas), estão às margens da BR 163 em Mundo Novo, na rodovia de acesso a Japorã. A manifestação ocorre simultâneamente em praticamente todos os estados da Federação, para cobrar dos senadores que votem contra a PL 490, já aprovada na Câmara dos Deputados, que fala sobre a demarcação de terras indígenas ocupadas somente até 1988, e que após essa data terras ocupadas não mais seriam demarcadas, o que coloca em risco, segundo as lideranças ouvidas pela reportagem, que milhares de famílias ficariam sem terras em comunidades espalhadas por todo o país.
YVY KATU
Para s lideranças da Aldeia Porto Lindo, com mais de 6 mil membros, o grande problema é a área de retomada de Yvy Katu, onde vivem quase mil pessoas, e caso a PL seja aprovada, a área corre o risco e não mais ser demarcada, o que deixará sem terra para sobreviver essas famílias que hoje ocupam a área.
RODOVIA
Segundo patrulheiros da PRF ouvidos, o acordo com os indígenas é que a manifestação não paralise rodovia, se mantendo às margens para na prejudicar o fluxo de veículos.