Iguatemi- Professor Udson Coordena Projeto que visa diminuir o Impacto Ambiental causado pelo Lixo Doméstico
O Projeto é denominado Minhocário integrado à compostagem
Em pleno século 21 é chegado a hora de se minimizar as questões de impacto ambiental e cuidar do meio em que vivemos, pois é gritante o socorro em que a natureza nos alerta. E está aí a revolução silenciosa que a mesma está causando ao planeta com furacões, tufões, terremotos, maremotos e, tempestades de toda ordem no mundo todo.
Faz-se necessário que, se minimize esses impactos ao ambiente com projetos escolares, onde a clientela são pequeninos, como crianças (até aos 10 anos) e adolescentes (12 a 16 anos) estas têm a capacidade de se formar consciência e transferir a seus pais naturalmente.
Foi pensando nestas questões que, surge um projeto – Minhocário integrado à compostagem, fazendo parte da 1ª Mostra cultural Meio Ambiente e Sustentabilidade. Desenvolvido na Escola Municipal Tancredo Neves pelo professor de ciências da natureza Udson Rodrigues, com o intuito sensibilizar o corpo discente (alunos) sobre a importância de se diminuir o impacto ambiental que o lixo doméstico causa ao ambiente.
O projeto faz o aproveitamento do lixo doméstico (cascas de frutas, restos de comida, casca de ovos, chá mate, etc.) produzido pela cozinha da escola, pondo em prática o ensino teórico já recebido em sala de aula, aprimorando os conhecimentos através da prática que este projeto expõe ao aluno, onde os alunos auxiliaram o professor na confecção do minhocário integrado à compostagem.
O referido projeto foi exposto à comunidade escolar e entorno da escola no último dia 12 de julho na escola Tancredo neves, foram escolhidos os alunos do oitavo ano para a apresentação e exposição (com explicação detalhada do sistema aos demais alunos do município de Iguatemi).
Convém destacar a participação efetiva dos seguintes alunos, José Alcenisio Espindola Paniagua e Matheus Lucas Neves Leal, explicaram o processo desenvolvido pelas minhocas na para a produção do húmus (resultado da decomposição). Destaca-se também o apoio da direção escolar: Ivone Aquino – Diretora da escola, Alenir dos Reis e Elenice Pereira Neves – Coordenadoras e Luzia Layola – professora de artes, estas não mediram esforços para que o projeto fosse desenvolvido pelo professor Udson Rodrigues. “É essencial que cada um faça a sua parte para minimizar os impactos que o próprio ser humano causa ao meio ambiente, isto é, estamos valorizando a sustentabilidade em nosso planeta”, comentou o professor Udson Rodrigues.
O Projeto
Minhocário é uma fazenda de minhocas que ajuda a reciclar os restos de comida e transformar o substrato em húmus, um composto muito rico que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, aparas de gramas, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, processam a matéria num tipo muito valioso de fertilizantes. Frutas cítricas como limão, laranja, tangerina e abacaxi, além de cascas e restos de cebola alho, gorduras e carnes. Esses resíduos modificam o PH do minhocário e prejudicam tanto as minhocas quanto a qualidade do composto. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado.
Já a compostagem é relativamente diferente, o processo de decomposição é realizado por fungos e bactérias. Estas Transformam resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo. Sendo um processo mais moroso “lento” levando de 3 a 4 meses a decomposição completa dos resíduos.
Como disse este desconhecido: Tão importante quanto semear flores, é semear ideias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.