Iguatemi- Prefeitura contratará 20 pessoas para ajudar na limpeza de ruas e avenidas
A Câmara Municipal sob o comando do presidente Jesus Milane de Santana, aprovou através de seus vereadores o projeto de lei de iniciativa da prefeitura municipal, onde autoriza a contratação de 20 pessoas neste primeiro momento, onde realizarão a limpeza de ruas e avenidas do município.
A ideia inicial da Secretaria de Obras era a contratação de uma máquina de varrição, mas após estudos constatou-se que com a qualidade do asfalto do município, esse trabalho não seria viável. Pensando na geração de trabalho e renda para as pessoas que estão desempregadas, a prefeita Patrícia decidiu encaminhar o referido projeto de lei para a apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores.
O Programa Social criado pela Prefeita, tem o objetivo oportunizar aos chefes de família comprovadamente desempregados e em situação de vulnerabilidade social a participação nos serviços de limpeza, manutenção e conservação das vias e logradouros públicos, mediante a concessão de benefício eventual.
A Lei vigorará por prazo indeterminado, tendo como objetivos específicos, dentre outros:
I – promover a melhoria dos serviços de limpeza, manutenção e conservação das vias e logradouros públicos, aproveitando a mão-de-obra disponível;
II –conceder aos participantes do programa benefício eventual (auxílio-desemprego e cesta-básica);
III – promover a integração do beneficiário ao mercado de trabalho, desenvolvendo sentimento de cidadania e melhoria da autoestima e qualidade de vida;
IV –propiciar, mediante cursos profissionalizantes, qualificação aos participantes do programa.
Os beneficiários do programa considerando os critérios estabelecidos pela Lei 2.047/2017, e observando o princípio da isonomia da administração pública, receberão mensalmente auxílio-desemprego no valor de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais) e cesta-básica no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), lembrando que o benefício eventual somente será concedido ao beneficiário cadastrado e aprovado a participar do programa, por período de até 06 (seis) meses.
Os beneficiários participantes do programa, no ato de sua habilitação, receberão da Administração Pública Municipal um kit de equipamentos e materiais a serem usados em seus trabalhos e, estes participantes não possuirão quaisquer vínculos de natureza trabalhista ou previdenciária com a Prefeitura de Iguatemi, não incidindo encargos sobre o valor do auxílio-desemprego.
Os participantes serão escolhidos através de processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social levando em conta o tempo de desemprego, idade, número de dependentes econômicos, situação fática de vulnerabilidade social atingindo inicialmente 20 (vinte) participantes.
Os recursos necessários à execução do programa previsto nesta Lei correrão por conta de dotações do orçamento do Município, suplementadas se necessário, com fiel observância à legislação aplicável em vigor.
“É com muita alegria que criamos o Rua que amamos e cuidamos, pois, além de levar dignidade as famílias em vulnerabilidade social, também contribui para a limpeza de nossa cidade, despertando em cada um este desejo de cuidar de Iguatemi como cuidamos de nossa própria casa”, comentou a Prefeita Patricia.
Mais informações entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social do Município.
Fonte: Assessoria de Comunicação