Governador vai a Brasília em dia que Lula discute conflito em terras indígenas

Riedel participa do lançamento do Rankings de Competitividade, de assinatura de pacto e tem agenda ministerial 

Com agenda lotada, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), está em Brasília nesta quarta-feira (21). O tucano inicia o dia no CPL Day, evento organizado pelo CPL (Centro de Liderança Pública), durante a tarde participa da cerimônia de assinatura do Pacto pela Transformação Ecológica e termina agenda com reunião no Ministério da Casa Civil.

Outra pauta de interesse sul-mato-grossense estará sendo discutida no Distrito Federal nesta quarta-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com ministros para discutir soluções para os conflitos fundiários em terras indígenas. Na pauta será tratado a disputa por terra em Douradina, onde indígenas Guarani Kaiowá iniciaram retomada de terra no último mês.

Na manhã de hoje, o CPL lança o Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2024 e anuncia as três vencedoras do Prêmio Excelência em Competitividade da entidade. Além da divulgação dos dados, a entidade realiza o Congresso Consad de Gestão Pública, que tem como tema central a ‘Transparência e governança: a importância de dados e evidências na gestão pública’.

Ao lado dos governadores do Amapá; Santa Catarina; Alagoas; Espirito Santo; Amazonas, Riedel irá apresentar o cenário de Mato Grosso do Sul no primeiro painel do evento: “Competitividade no Setor Público – Dados e Evidências como Pilares da Transformação”.

Desde 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que mais se destacam na priorização da competitividade em suas agendas. Em 2024, foram analisadas mais de 292 políticas públicas inscritas, das quais 6 boas práticas foram selecionadas como finalistas.

Às 14h, o governador acompanha a assinatura de Lula e dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputado, Arthur Lira, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, ao Pacto Pela Transformação Ecológica. A assinatura marca a primeira vez em que os Três Poderes se unem em torno da agenda ambiental e climática.

Os objetivos do Pacto são garantir a sustentabilidade ecológica; o desenvolvimento econômico sustentável; justiça social, ambiental e climática; além de considerações dos direitos das crianças e gerações futuras; e resiliência a eventos climáticos extremos. As ações estão divididas em três eixos, sendo o ordenamento territorial e fundiário, transição energética e desenvolvimento sustentável com justiça social, ambiental e climática.

A agenda do governador termina com reunião ministerial na Casa Civil, no Palácio do Planalto. A pauta da discussão não foi divulgada.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *