Doente e endividado, locutor de rodeio Asa Branca ganha biografia
Vai ser lançado no próximo dia 12 em São Paulo a biografia de um dos mais conhecidos e polêmicos personagens do mundo nacional dos rodeios: o locutor Asa Branca Escrito por Raul Marques, a obra promete não esconder nem o lado bom muito menos o lado obscuro de Waldemar Ruy dos Santos, o famoso Asa Branca, locutor de tantos rodeios pelo país nos anos 80 e 90 Brasil afora.
“Asa Branca – O Livro” será lançado pela editora Letramento.
O escritor repisa toda a trajetória de Asa Branca, nascido em Turiúba, São Paulo, que hoje tem 57 anos e convive com a Aids e muitas outras doenças decorrentes, com seguidas internações. Além da Aids Asa Branca tem problemas cardíacos, câncer, hidrocefalia e pneumonia crônica. Nos bons tempos Asa Branca era considerado o locutor nº 1 dos rodeios no país e animava arenas com mais de 30 mil pessoas.
Foi milionário, chegou a comprar mansões, uma avião e um helicóptero, além de inúmeros carros de luxo. Mas, perdeu praticamente tudo devido ao álcool, drogas e gastos com prostituição. O autor Ruy dos Santos ouviu mais de 50 pessoas próximas ao locutor, como Sérgio Reis, Sonia Abrão. O ex-árbitro Oscar Roberto de Godoy e até a dançarina Rita Cadilac estão entre os amigos ouvidos que deram depoimentos. “Tive total liberdade para fazer entrevistas, com fontes no Brasil e nos Estados Unidos”, diz o autor.
“O que mais me chama a atenção é a capacidade que o Asa Branca tem de se levantar, mesmo nos piores cenários, e de produzir momentos extraordinários, inclusive as diversas vezes que venceu a morte e os mais de 100 dias de internação.” O lançamento vai acontecer no dia 12 na Livraria da Vila, em São Paulo.
UOL