Confira os alimentos que não devem ser guardados na geladeira
Em geral a maioria das pessoas tende a guardar muitos produtos do consumo familiar na geladeira, isto é um grande erro, posto que nem todos os produtos foram feitos para suportar o frio e as condições de uma geladeira, pelo contrário, em certas ocasiões o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original.
A seguir, veja uma lista com os alimentos que não devem ser guardados na geladeira por nenhum motivo.
Tomate
Os tomates perdem seu sabor na geladeira, eles ficam mais insossos. Sua textura se altera, já que o frio faz com o tomate fique com aspecto granuloso ao romper suas membranas interiores e as baixas temperaturas impedem a maturação do fruto.
Batatas
As batatas também são afetadas pelo frio, já que as baixas temperaturas as tornam mais farinhentas. O frio também faz com que o amido se converta em açúcares, mudando o sabor. Recomenda-se guardar as batatas em sacolas de papel, já que assim elas tardarão mais em se decompor.
Pão
É um dos alimentos que as pessoas mais guardam na geladeira e é um grave erro. O pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde seu sabor. Recomenda-se guardá-lo em um lugar fresco e seco ou também cortá-lo em fatias e levá-lo ao congelador para reutilizá-lo posteriormente.
Frutos tropicais em geral
Cebola e alho
Ao serem submetidos a baixas temperaturas, a cebola e o alho se endurecem e perdem suas propriedades. Recomenda-se mantê-los em um lugar escuro, fresco e seco, preferivelmente em uma sacola de tela.
Queijos secos
É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que o queijo fique mais conservado. Dependendo do tipo de queijo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e tornar o queijo mais insosso. Queijos secos como o parmesão ou algum similar, não requer refrigeração porque pode perder o sabor, como alternativa você pode usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.
Melões e pêssegos
A menos de 10 graus os melões e pêssegos perdem o sabor e algumas de suas propriedades, neste caso é preferível guardá-los em temperatura ambiente.
Mel de abelha
Submeter o mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica conservado todo o tempo, bom para o consumo. Quando guardamos o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar e perder muitas de suas propriedades.
O chocolate
Quando o chocolate é submetido por muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma capa branca é formada sobre ele, o que muda o sabor. O ideal é conservar o chocolate a temperatura ambiente e longe da luz, também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas.
Café
O café na geladeira sofre uma mudança similar a do chocolate, uma capa branca é gerada que muda o sabor e o café também perde seu cheiro particular.
Cereais, macarrão, farinhas e açúcar.
Estes tipos de alimentos são feitos para serem conservados a temperatura ambiente, quando são submetidos a baixas temperaturas perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura.
Presuntos especiais
Existem diferentes tipos de presunto que ao serem refrigerados perdem o sabor “Especial” que os caracterizam, apesar de serem similares as carnes frias, estes presuntos foram feitos para serem conservados a temperatura ambiente.