Comprar com desconto faz consumidor se sentir inteligente, aponta pesquisa
Comprar é bom. Mas comprar com desconto é melhor ainda. E não é só pela economia. De acordo com uma pesquisa de hábitos de consumo realizada pela OLX, existe uma satisfação que vai além da conta bancária.
Mais da metade (55%) dos participantes do levantamento afirmou que economizar dinheiro em compras de qualidade contribui para seu empoderamento, pois sentem que fizeram escolhas inteligentes. Para outros 23%, o empoderamento vem mais da qualidade da compra do que da economia.
Quando se refere a busca de produtos considerados de qualidade com desconto, 53% das pessoas também se veem mais antenadas e conscientes e 32% acreditam que relacionar economia e qualidade demonstra inteligência financeira.
Sensações de empoderamento e outros sentimentos positivos que vêm com a compra com desconto levam mais da metade das pessoas (53%) a afirmarem que sempre estão em busca de vantagens financeiras. Eles fazem buscam nos sites das marcas que gostam, no Google, sites de cupons, aplicativos de lojas e até nas redes sociais. Aliás, entre os que gostam das redes, 75% afirmam serguir perfis que compartilham promoções.
E quando conseguem algum tipo de promoção interessante, 57% das pessoas tendem a divulgar e recomendar a amigos e familiares e 27% usam as mídias sociais para avisar outros consumidores sobre a descoberta.
Entre os participantes, 27% apontam que recebem elogios pela habilidade de encontrar boas ofertas. Já 13% afirmam ouvir que os produtos mais caros são melhores, independentemente das promoções.
As pessoas relataram também que a recomendação tem um peso forte nas decisões, tanto quando a recebem como quando dão. Para eles, metade daqueles que recebem a recomendação afirmam ter interesse em aproveitar a oportunidade de compra com desconto.
A grande maioria dos entrevistados (85%) disseram que procuram ou tentam economizar nas compras. A pesquisa mostra que descontos a partir de 20% já são considerados vantajosos para um em cada cinco respondentes. Para 16%, só vale mesmo a pena se a economia for de ao menos 30% em cima do preço de tabela do produto ou serviço.
Cerca de metade das pessoas consultadas relataram que suas compras on-line são muito bem planejadas com antecedência. No entanto, 40% admitem que as compras são uma combinação de planejamento e impulsividade.
Os eletrônicos são a categoria que as pessoas mais buscam economizar na hora de fechar negócio. Em seguida, aparecem roupas e calçados e em terceiro lugar os eletrodomésticos. O frete grátis é um benefício bastante levado em consideração na hora da compra. Para 96%, essa opção é uma vantagem econômica nas compras on-line.
Sobre a noção de qualidade dos produtos, 74% dos consumidores associam à durabilidade e a confiabilidade de produtos ou serviços ao longo do tempo. Além disso, 42% valorizam o desempenho e a eficiência, enquanto 32% apontam a relação entre qualidade e valor pelo dinheiro, ou seja, pelo preço que se paga pelo produto.
O estudo entrevistou 300 pessoas de todo o Brasil. O público é composto por 52% de mulheres e 48% homens, nas faixas etárias entre 18-24 anos (20%), 25-30 anos (17%), 31-40 (27%), 41+ (35%). No recorte de classes, a maioria é da classe C (43%), B (40%), A (15%) e D/E (2%). O estudo contemplou as cinco regiões do país: Sudeste (48%), Nordeste (23%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%).