Comissão definiu instalação de Lojas Franca em Mundo Novo para zona rural e urbana
#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!
Município está liberado para receber empresas
A Comissão Especial Para Elaborar e Propor a Regulamentação de Instalação de Lojas Francas, nomeada pelo prefeito Valdomiro Sobrinho (PR), se reuniu na sala de reuniões do governo local, na manhã dessa segunda (25), e definiu toda a sua extensão territorial como possível de receber as Lojas Francas.
Assim, o município está liberado para receber as empresas interessadas no investimento. Além de Mundo Novo, somente Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá (fronteira com a Bolívia), Paranhos, Porto Murtinho e Ponta Porã são beneficiadas no Mato Grosso do Sul. No país, são 31 municípios contemplados.
Fazem parte da comissão: os secretários municipais Geraldo Lopes (Agricultura), Rosária Andrade (vice-prefeita e Gestão e Planejamento), Vânia Parize (Finanças) e Orandir Ribeiro (Infraestrutura); dois representantes da Associação Comercial (ACIMN), Júlio Lucca e Alexandre Schiavini; Kaudi Nage, representante dos consumidores; e Jairo de Lima Alves, representante dos veículos de comunicação.
LOJAS FRANCAS, ENTENDA
Com a instrução normativa publicada no Diário Oficial da União em dezenove de março último, as Lojas Francas viraram realidade. Segundo o secretário municipal da Incotur (Indústria, Comércio e Turismo), Richardson Prates, diversas empresas estão entrando em contato e analisando as possibilidades de investimento.
É importante lembrar que somente o turista poderá consumir nas Lojas Francas (300 dólares por CPF mensal) – já que o objetivo são incentivos fiscais à estas empresas para a concorrência com os comércios instalados no vizinho país que contam com esta vantagem).
Porém, vários requisitos tem que ser cumpridos pela empresa – que precisa ter patrimônio líquido igual ou superior a R$ 2 milhões. Nesse ano, a Móveis Gazin já visitou o prefeito Valdomiro e apontou interesse em abrir uma loja franca.