Agraer em Ação e Incra Itinerante são realizados em Itaquiraí
Ricardo Campos Jr. – Agraer
Durante o mutirão do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Itaquiraí, 227 agricultores familiares receberam a CCU (Certidão de Concessão de Uso). O evento foi realizado semana passada.
O documento é importante para que os pequenos produtores tenham acesso às políticas públicas governamentais. Ele regulariza a posse dos lotes que ficam nos assentamentos da reforma agrária.
José Velentin mora há 25 anos no assentamento Tamacavi. Até conseguir o tão sonhado pedaço de chão, fez de tudo um pouco, inclusive trabalhar de coveiro. Hoje ele planta milho, arroz, mandioca e cria algumas cabeças de gado, tudo para consumo da família.
De idade avançada, ele mora com a filha e a esposa. Com a voz embargada, ele fala da felicidade em receber a Certidão. “Quase tive um infarto quando me contaram”, disse.
Ação
Os servidores da Agraer ficaram de plantão durante o mutirão para emitir CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) e elaborar projetos de crédito para o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Conforme o Incra, um total de 568 pessoas foram atendidas pelo mutirão.
Os documentos foram entregues em solenidade que contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; do superintendente regional do Incra, Paulo Roberto da Silva; da superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Ricardo Viana; do prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli; Ricardo Fávaro, representando o governador Eduardo Riedel; vereador Careca, representando a Câmara Municipal de Itaquiraí; Élio Koch, representando o deputado estadual Zeca do PT e Sandro Omar, representando o deputado federal Vander Loubet.