Prefeitura de Itaquiraí e parceiros lançam campanha contra o trabalho infantil
Ronney Minella
A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, representado pela Secretária Municipal Virgínia do Carmo Messias Cardoso realizou ontem (12-06), o lançamento da Campanha Contra o Trabalho Infantil. A tarefa conta com a participação dos parceiros (CRAS, CREAS, SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, Escola Agrícola, Conselho Tutelar, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar).
A Campanha – explica Virgínia Cardoso – tem como objetivo mobilizar a sociedade com relação a necessidade de combater o Trabalho Infantil. Entende-se que o Trabalho Infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas, também se constituem crime, com pena de prisão ou multas altíssimas.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos e países emergentes, como no caso do Brasil, onde, nas regiões mais pobres, este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes, isto ocorre devido à necessidade de se ajudar financeiramente a família, a maioria sendo de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
A secretária de Assistência Social destaca a necessidade de se partilhar responsabilidades com os demais órgãos públicos e privados. “Devemos mobilizar toda a sociedade mediante tal situação, deste modo, conseguiremos garantir os direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes. Neste contexto, temos o aval do Executivo Municipal, do prefeito Ricardo e de toda a Administração Nosso Rumo é para Frente, para que o combate ao trabalho infantil tenha sucesso em mais esta campanha, e em Itaquiraí tenhamos nossas crianças nas escolas e sendo assistidas pelos projetos sociais”, aponta Virginia Cardoso.
Fotos: Guiomar Biondo