Cientistas apontam quantos degraus subir para melhorar saúde cardíaca
O ato de subir escadas diariamente está associado a uma redução de 20% no risco de apresentar doenças cardiovasculares, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Pequim, na China, em colaboração com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e com a Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.
O estudo analisou informações de saúde de 458.860 adultos retiradas do banco de dados Biobank. De acordo com o trabalho, o hábito de subir pelo menos 50 degraus por dia já é suficiente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A pesquisa foi publicada na revista Aterosclerose, em setembro.
“Subir escadas com alta intensidade é uma forma eficaz de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o perfil lipídico, especialmente entre aqueles que não conseguem atender às recomendações atuais de atividade física”, afirmou o epidemiologista Lu Qi, da Universidade de Tulane, ao site Science Alert.
A pesquisa se concentrou, especificamente, na análise de risco das doenças cardiovasculares aterosclerótica (DCVA), que incluem condições eventos como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
“Este estudo fornece novas evidências dos efeitos protetores da subida de escadas no risco de doença cardiovascular aterosclerótica, particularmente para indivíduos com múltiplos fatores de risco de DCVA”, destaca o pesquisador Lu Qi.
Fonte: Metrópoles