Comentarista Caio Ribeiro revela que faz tratamento contra o câncer: “Estou forte, com a cabeça boa”
O comentarista Caio Ribeiro, da Globo, revelou nesta sexta-feira que está com câncer. Em vídeo publicado em seu Instagram, ele explicou que o diagnóstico apareceu quando surgiu um caroço em seu pescoço. Caio já iniciou o tratamento.
O comentarista, que está fazendo quimioterapia, demonstrou confiança na plena recuperação.
– Eu fui diagnosticado com um linfoma, que se chama linfoma de Hodgkin. A boa notícia é que ele tem 95% de cura e meu corpo está respondendo muito bem ao tratamento. Já estou na penúltima sessão de quimioterapia, estou forte, com a cabeça boa, tenho certeza de que em mais 15 dias isso vai passar.
Caio Ribeiro, que está com 46 anos, ressaltou que uma das consequências do tratamento é a queda de cabelo, o que já começou a acontecer no caso do comentarista. Ele afirmou que não deseja parar de trabalhar.
– Pretendo continuar trabalhando, estou com energia, com a cabeça boa, mas talvez vocês me vejam um pouquinho mais abatido e mais careca no ar. Mas forte, porque tenho certeza de que a gente vai passar por tudo isso junto.
O comentarista explicou por que decidiu tornar público o tratamento.
– Acho que é importante a gente conversar, eu expor essas coisas para vocês, para tranquilizar todo mundo.
O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático (linfonodos ou gânglios), conjunto composto por órgãos e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade, e vasos que conduzem essas células através do corpo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de linfoma pode surgir em qualquer parte do corpo, e os sintomas dependem da sua localização. Caso se desenvolva em linfonodos superficiais do pescoço, axilas e virilha, formam-se ínguas (linfonodos inchados) indolores nesses locais.
Leia o texto do post de Caio na íntegra:
“Vamos passar por isso juntos. Falta pouco!
Quando vc recebe uma notícia dessas, é uma porrada! Insegurança, medo… um monte de coisas passam pela sua cabeça. Eu tinha duas opções: me lamentar ou levantar a cabeça e enfrentar.
Foi na Fisio (que faço prevenção pro meu joelho) que descobri o caroço no pescoço. Obrigado, @caduramos! Vc tornou tudo muito mais fácil quando durante um alongamento achou estranho um “carocinho” no meu pescoço.
Fui até o hospital, fiz exames, punções e saiu o diagnóstico: Linfoma de Hodgkin.
Fase 1, super no começo. Localizado só no pescoço. Super tratável e com chances enormes (mais de 90 % de cura). Dos males o menor.
Fase 2, hora de dar a notícia. Essa emociona, dói o coração. O que me destrói é ver as pessoas que vc ama sofrendo por sua causa. Contei pra quase ninguém, só pra família e poucos amigos. Não gosto de dar notícia que vá deixar os outros preocupados.
Fase 3, o tratamento. Na 2ª faço a penúltima sessão de quimioterapia. Já está no final e tenho certeza que já ganhamos essa luta. É só uma questão de tempo. A cabeça tá forte, o corpo reagindo bem e lidando bem com a medicação.
O mais importante é saber que tenho uma família maravilhosa, uma esposa guerreira, companheira, que tá segurando bem a barra. Te amo, amor! Meus amigos, obrigado pelo apoio!
Pai, mãe, Thaty… amo vcs!
Saber que tenho todos vcs ao meu lado é a certeza que vamos virar esse jogo. O jogo da vida!
É acreditar em Deus e na medicina!
Minha equipe médica, a equipe do Dr. Otávio, é fantástica e está me dando todo o suporte necessário.
Vejo vcs no domingo, tem Brasil x Argentina e eu vou estar lá!”