Azambuja diz que Estado já tem recursos para comprar vacinas contra um Covid
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) disse, nesta terça-feira (8), que o Estado já tem recurso disponível para comprar vacinas contra um Covid-19 e imunizar uma população sul-mato-grossense.
Conforme o chefe do Executivo estadual, não importa a origem da vacina, desde que seja aprovada pelos órgãos de vigilância.
“Vamos fazer todo o esforço para trazer a vacina para Mato Grosso do sul, não importa de onde venha, essa questão de paternidade, se é chinesa, se é americana, se é inglesa, se é da Rússia, para mim não interessa, se ela para aprovados pelos órgãos de vigilância, que é a Anvisa, é bem vinda no Mato Grosso do Sul e nós queremos disponibilizar “, disse, em entrevista ao programa Tribuna Livre.
Azambuja disse ainda que o governo já está reservando recursos para adquirir os imunizantes e já conversou com o governador de São Paulo, João Dória, sobre a possibilidade de comprar uma vacina feita pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
No entanto, ele voltou a frisar que tudo depende ainda de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Mesmo São Paulo, que já marcou a data [de vacinação] para o dia 25 de janeiro, só vai poder usar se os órgãos de vigilância autorizarem. Não basta a gente querer, nós precisamos seguir o regramento. Assim que liberar, Mato Grosso do Sul vai comprar “, ressaltou.
Em relação a como será feita a imunização, Azambuja disse que a coordenação do plano nacional de imunização é de responsabilidade do Ministério da Saúde.
“Se o Ministério não fizer essa coordenação ou não aceitar uma paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada, não tenha dúvida que nós vamos adquirir no Mato Grosso do Sul, vamos comprar, disponibilizar o plano de vacinação”, disse.
“Para nós a vida não tem preço. O recurso necessário para comprar, se o Ministério da Saúde não o fazer, Mato Grosso do Sul vai fazer. Vamos deixar de fazer alguma obra para fazer a compra da vacina e o recurso vai estar disponível “, completou.
Nesta terça-feira, os governadores de todos os estados do País se reúnem, em videoconferência, com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Casa Civil, General Ramos, com o objetivo de definir uma estratégia de vacinação no Brasil.