Bebê que nasceu com 6 kg e mais de meio metro recebe alta em MS; ‘Levei um susto quando vi ele’, diz mãe
De acordo com o médico, gravidez era de risco porque mãe apresentou diabete gestacional. Em MS, Henrique é o 3º maior bebê que nasceu em 2019, segundo secretaria de saúde.
Henrique Josué que surpreendeu muita gente ao nascer com exatos 6,045 Kg e com 55 centímetros de comprimento, deixou o hospital na manhã dessa sexta-feira (13), em Maracaju, a 158 km de Campo Grade. Ele já está em casa com toda a família, os pais e mais cinco irmãos. Segundo a secretaria estadual de Saúde, Henrique é considerado até agora o terceiro maior bebê que nasceu em Mato Grosso do Sul em 2019.
De acordo com a mãe da criança, Esidra Romero, de 36 anos, que deu a luz após um procedimento de cesárea na última quarta-feira (11), disse que o filho foi o centro das atenções dentro da unidade: Quando eu vi ele, levei um susto. Nunca tinha visto um recém-nascido tão grande assim”, explica ao G1.
Conforme o médico responsável pelo parto, Johnny Maffei Lemos, Henrique nasceu com 55 centímetros e é considerado um caso raro. O especialista explica que o tamanho da criança já era esperado, pois Esidra apresentou durante a gravidez diabete gestacional.
“Por conta dessa descompensação metabólica, isso interferiu no tamanho do Henrique. Graças a Deus ele e nem a mãe teve complicações na hora do parto. A criança nasceu perfeita e saudável”, explica.
Conforme o especialista, dos 3 mil partos que já fez no hospital da cidade, esse surpreendeu não só ele, mas toda a equipe. Johnny conta que durante os últimos 15 dias da gestação de Esidra, uma ultrassom foi realizada e constatou que o bebê já estava com cerca de 5,5 kg.
“Esse peso do nascimento já esperávamos porque até o dia do parto, o bebê ganha geralmente uns 30 gramas de peso por dia. Com o cálculo, tínhamos a certeza que ele chegaria aos 6 kg”, relembra.
De acordo com Lemos, a média de peso para recém-nascidos do sexo masculino é de 3,300 kg e para menina, a média chega aos 3,200 Kg.