Ong “Anjos da Rua” é uma realidade em Iguatemi e precisa da sua ajuda
Quem não conhece ou tem um animal de estimação como se fosse um membro da família?
Agora imagine essa paixão por animais e uma vontade maior ainda em ajudá-los: foi assim que três mulheres resolveram unir forças para proteger e resgatar animais abandonados ou em situação de risco.
E essa história cresceu e frutificou, nascendo assim a Associação Beneficente Anjos da Rua, mais comumente conhecida como “Ong Anjos da Rua”, na cidade de Iguatemi, MS. Hoje a associação é formada por 17 membros ativos e está em processo de formalização com a finalidade de aumentar o alcance de suas ações.
“Nosso objetivo é ajudar, resgatar, acolher e cuidar qualquer animal que precise de nossa ajuda, pois sabemos que hoje em dia o abandono de animais, principalmente gatos de cachorros, tem um índice muito elevado e esses animais precisam de auxilio pois não conseguem se cuidar sozinhos”, disse um membro da associação.
Hoje a Ong Anjos da Rua conta com o apoio de seus membros, comerciantes e empresários para que possam oferecer assistência médico-veterinária para os animais regatados. Porém, com os altos índices de abandono no Brasil, esse apoio muitas vezes não é suficiente.
“Além de ajudar os animais em situação de risco, temos também como objetivo, a conscientização da população sobre a adoção responsável e sobre os cuidados que os animais necessitam. Muitas vezes não nos damos conta que um animal pode vir a precisar de assistência veterinária, que devemos fazer o controle de nascimento de filhotes e que esse animal precisa de espaço e atenção. Isso gera custos materiais e sabemos dessa dificuldade que passamos, muitos de nós não têm condições. Nosso trabalho precisa ser focado muito nesses pontos, principalmente no controle de nascimento, pois dia após dia encontramos cachorrinhos e gatinhos muito pequenos abandonados ou perdidos nas ruas”, ressalta outro membro.
No Brasil o abandono e maus tratos à animais é crime, a denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) com pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Já o Art. 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo, a pena de detenção de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.
Uma opção para quem não tem condições de cuidar de algum animal é oferecer para a adoção. “A Ong Anjos da Rua tem uma página no facebook, onde postamos fotos de animais que estão para adoção e também fazemos o intermédio entre quem quer doar e quem quer adotar. Todos são bem-vindos a curtir a página e fazer parte da nossa comunidade! ”.
A Ong Anjos da Rua ainda estende o convite à toda população de Iguatemi para fazer parte e se juntar a causa, qualquer pessoa pode fazer parte da associação e todo apoio é bem-vindo. A população pode filiar-se à Associação, contribuindo com um valor mensal, ou pode também ajudar com doações de ração, medicamentos, ou qualquer valor em dinheiro para custear procedimentos veterinários. Pode também oferecer lares definitivos para quem gostaria de adotar um animal com responsabilidade e lares temporários, para receber um animal que foi resgatado, ajudar na reabilitação e então procurar um lar definitivo.
O contato da Ong pode ser feito pela página do Facebook Anjos da Rua – Iguatemi MS ou pelo perfil no instagram https://www.instagram.com/anjosdaruaiguatemi_ms/.