Saúde de Itaquiraí vai pulverizar toda a cidade com o fumacê, sábado e domingo
-Ação de combate ao mosquito transmissor da dengue precisa urgentemente da participação de toda população, alerta secretário de Saúde-
(Roney Minella) – A Secretaria Municipal de Saúde de Itaquiraí em negociação com o Núcleo Regional da Coordenadoria de Vetores em Dourados (órgão da Secretaria de Estado da Saúde), viabilizou um pulverizador de longo alcance, para a aplicação do fumacê, o inseticida contra o mosquito transmissor da dengue.
Marcelo Batista Rosa, secretário municipal de Saúde, destaca que um veículo dotado do pulverizador vai percorrer as ruas dos bairros e centro, no próximo sábado e domingo (6 e 7), fazendo a nebulização visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, em todos os cantos da cidade. “É necessário que as pessoas abram portas e janelas das casas para que o veneno possa adentrar e matar o mosquito”, orienta o secretário.
“Também conseguimos viabilizar outras duas máquinas costais manuais, e o reforço de mais quatro profissionais para fazermos o enfrentamento direto contra o mosquito. Com estes equipamentos e uma equipe maior, com certeza conseguiremos eliminar focos do mosquito e, principalmente, evitar novas ocorrências de dengue em Itaquiraí”, observa Marcelo.
O coordenador municipal do Controle de Vetores, Marcos Serena Domingos, detalha que se não ocorrer chuva, a pulverização será feita na madrugada deste sábado, das 3 da madrugada às 7 horas da manhã. À tarde, o fumacê começará às 17 horas e será encerrado às 21 horas. No domingo, mais uma vez a ação de nebulização terá início às 3 da madrugada com o trabalho terminando às 7 horas. O combate com sistema de pulverização motorizada será encerrado domingo às 21 horas. “Daremos um intervalo de cinco dias, quando voltaremos a fazer nova aplicação do inseticida, em toda a cidade”, informa Marcão.
APOIO DE TODOS
O secretário Marcelo Rosa voltou a afirmar que somente a ação das equipes da Secretaria de Saúde e do Controle de Vetores não são suficientes para eliminar o mosquito. Segundo ele, é preciso que todas as pessoas, desde as crianças, jovens, adultos e idosos façam a sua parte e apoiem o combate à dengue eliminando todo e qualquer recipiente com água parada onde o mosquito possa proliferar. Como exemplos ele citou, trocando a água do prato das plantas, limpando a calha entupida, dando destinação correta ao pneu velho, mantendo garrafas em geral viradas com a boca para baixo, manter as caixas d’água e tonéis sempre tampados.
“O combate só será eficaz com a participação da população como um todo. Os moradores precisam fazer a limpeza de seus quintais, acabando com o lixo, entulhos, capinando o mato dos terrenos, enfim, eliminando tudo que possa permitir a presença do mosquito. Aliás, o morador só não deve depositar entulhos nas calçadas, pois, a responsabilidade da Prefeitura é apenas com o lixo doméstico. Vamos juntos, desenvolver esta campanha de enfrentamento ao mosquito, caso contrário, a dengue poderá sair do controle”, alerta o secretário municipal de Saúde de Itaquiraí.