71 Beneficiários de Itaquiraí participam de reunião sobre obras do “Lote Urbanizado”

 

(Roney Minella) – Setenta e uma famílias de Itaquiraí reafirmaram na manhã de quinta-feira (21-06), a disposição de construir suas casas através do Programa “Lote Urbanizado”. Os beneficiários estiveram reunidos com técnicos da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) e com os servidores do Setor de Habitação da Prefeitura de Itaquiraí, no Plenário da Câmara Municipal “Vereador José Pasquini Fernandes”.

Os 71 contratos ao Programa Lote Urbanizado são uma conquista articulada pelo prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), junto à AGEHAB – Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul, com total aval do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e contempla famílias de baixa renda cadastradas na Assistência Social do setor de Habitação Municipal, que não possuem moradia própria.

Para combater o déficit habitacional, a Administração Municipal “Itaquiraí que dá certo” fez a aquisição de uma área na região sul da cidade e implantou no local o bairro Jardim Betel, dotando-o de arruamentos, infraestrutura básica com rede de água potável, rede de energia elétrica e iluminação pública.

“Após o investimento na aquisição da área e doação dos lotes às famílias, fomos em busca de apoio do Governo do Estado para a construção de habitação social. Conquistamos do governador Reinaldo o programa Lote Urbanizado, que garante os investimentos na aquisição do material de construção para cada residência”, informa o prefeito Ricardo Fávaro.

Na primeira fase de execução do Lote Urbanizado os recursos do Estado subsidiaram a construção da fundação da residência até o contrapiso, fossa séptica e o sumidouro. Agora, durante a reunião ocorrida na semana, os beneficiários receberam mais orientações de como será o repasse dos recursos para a construção das paredes, cobertura e conclusão da obra.

“O Município irá prestar assistência técnica ao selecionado, a qual consiste em acompanhar a execução da 2ª etapa da obra, por intermédio do engenheiro civil da Prefeitura, Eduardo Vieira Lima, que é o profissional responsável técnico pela execução das construções. O mestre de obra Edivaldo Ribeiro de Souza, atuará na autoconstrução e auxiliará no recebimento dos materiais”, explicou o vice-prefeito Geovane Severo (PDT), que participou da reunião com os beneficiários.

A assistente social da Agehab, Telma, o responsável do Município pela assistência social da Habitação, Marcos Martins, fizeram explanações necessárias para dar sequência ao projeto Lote Urbanizado, e o engenheiro civil da Agehab, Gilberto Masaro, confirmou que atuará como fiscal do Estado durante as vistorias nas construções.

O Diretor do Departamento Municipal de Habitação, Vanderval Carminati, destacou que a reunião foi importante para esclarecer dúvidas existentes em torno do programa, e como funcionará a execução do projeto.  “De nossa parte, continuamos a fornecer documentações para que, em breve, estes beneficiários assinem o contrato de parceria com a Agehab, assim como fizeram com a Prefeitura de Itaquiraí”, informa o diretor que, na manhã de hoje (25), remeteu mais documentos à Agehab/MS.

Fonte: Departamento de Comunicação- Roney Minella

Técnica social da Agehab, Telma, durante reunião com beneficiários do programa Lote Urbanizado, em Itaquiraí. Foto: Roney Minella
Técnica social da Agehab, Telma, durante reunião com beneficiários do programa Lote Urbanizado, em Itaquiraí. Foto: Roney Minella
Assistente Social da Habitação Marcos Martins, mestre de obra e o diretor do Departamento de Habitação, Vanderval Carminati, sobre base de casa do Lote Urbanizado.
Assistente Social da Habitação Marcos Martins, mestre de obra e o diretor do Departamento de Habitação, Vanderval Carminati, sobre base de casa do Lote Urbanizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *